quinta-feira, 23 de julho de 2009

Brasileiro desaparecido na África tem experiência em escalada, diz namorada

Gabriel Buchmann desapareceu no domingo (19) ao escalar montanha.
Cristina Reis disse que buscas aéreas começam na manhã de quinta (23).

Do G1, no Rio, com informações da Globo News

 

A namorada do brasileiro que está desaparecido em uma montanha na África,Cristina Reis, disse em entrevista à Globo News que ele estava preparado para fazer a escalada.

"O Gabriel tem experiência com escalada de montanhas. Ele também é bastante precavido pra qualquer tipo de situação. Ele é preparado, afinal ele já está fazendo esta viagem ao redor do mundo há um ano", disse.

O economista Gabriel Buchmann, de 28 anos, está desaparecido desde domingo (19) em uma montanha no Maláui, na África.Ele foi escalar a montanha Mulanje acompanhado de um guia. Segundo o site "Nyasa Times", o porta-voz da polícia local disse que o brasileiro e o guia chegaram a caminhar juntos até a uma altitude de cerca de 3 mil metros, quando Buchmann teria dispensado o guia.

Segundo Cristina, as buscas terrestres contam com uma equipe de 60 pessoas. Os amigos de Gabriel conseguiram, com a ajuda do Itamaraty, fretar um helicóptero que está em Moçambique, mas as buscas aéreas ainda não começaram.

De acordo com Cristina, a previsão é de que o helicóptero chegue ao local das buscas na manhã desta quinta (23), no horário de Maláui.

Versão do guia

Sobre as informações passadas pelo guia, de que ele teria avisado o brasileiro sobre o risco de continuar a escalada por conta do mau tempo, Cristina ressaltou que a versão dele não foi confirmada e, por isso, ela prefere "não se pronunciar sobre a versão". 

Cristina ressaltou que as informações sobre as buscas estão sendo passadas pelo diretor da região da montanha, Carl Bruessow. "Ele tem sido muito solícito, muito atencioso, agradeço bastante o trabalho dele", contou. Cristina namora Buchmann há 15 meses.

Segundo o site "Nyasa Times", esse é o segundo caso de um turista que desaparece na região. Antes, em 2003, foi a holandesa Linda Plonk, de 22 anos.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: