terça-feira, 16 de junho de 2009

Voo 447: França desmente Lula

Presidente havia dito que governo francês pagaria indenização a todas as vítimas. Pelo 3º dia, nenhum corpo foi visto

Rio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou polêmica na manhã de ontem ao falar sobre a indenização às vítimas do acidente da Air France. Logo após almoço com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Genebra, na Suíça, Lula informou, em entrevista coletiva, que o governo francês iria indenizar os familiares de todos os 228 ocupantes do voo 447. “Sarkozy me disse para ficar tranquilo porque a França assumirá a responsabilidade pela indenização das famílias brasileiras e francesas e de outros países”, garantiu.
Pouco depois, a assessoria de imprensa da Presidência da França emitiu nota desmentindo-o e afirmando que a responsabilidade é da companhia aérea. Na mesma entrevista, Lula informou que Sarkozy prometeu manter as buscas por destroços em Fernando de Noronha (PE) até que fosse encontrada a caixa-preta: “Ele disse que não vai sossegar enquanto não achar a caixa-preta do avião para saber o que aconteceu. A Marinha brasileira e a Aeronáutica irão ficar lá até que cheguemos à conclusão de que não tem mais o que fazer”. A França enviou um submarino nuclear para vasculhar o fundo do mar. Ontem, mais destroços do avião foram avistados, mas não corpos.
A Air France receberá 67,4 milhões de euros (R$ 180 milhões) de companhias de seguros pela queda do Airbus A-330. A empresa aérea ainda não divulgou quanto pagará às famílias, mas a imprensa francesa calcula que o total pode chegar a R$ 1,453 bilhões.
Ontem, ato ecumênico na capela da UFRJ na Praia Vermelha homenageou dois professores, um pesquisador visitante, um doutorando e a filha de um professor, vítimas da tragédia aérea. “É muito difícil entender como uma pessoa no auge da carreira desaparece assim”, lamentou Cássia Curan Turci, diretora do Instituto de Química, onde lecionava Octávio Augusto Ceva Antunes.
Air France já trocou peça suspeita de causar acidente
A Air France já substituiu todos os sensores de velocidade dos Airbus A330 e A340 por modelos de nova geração, informou ontem um sindicato de pilotos da companhia aérea. Falha neste sensor, ou ‘pitot’, foi apontada como causadora da queda do voo 447. Desde domingo, a Air France não mantém mais o centro de informações no Hotel Guanabara, no Centro do Rio, onde parentes de algumas vítimas estavam hospedados.
Kurt Ganthaler esclareceu que ele e a mulher, a italiana Johanna Ganthaler, não escaparam por pouco do voo trágico da Air France. O casal voltou para a Europa com passagem da Iberia. Dias após o acidente aéreo, Johanna morreu em acidente de trânsito. Pensava-se que ela perdera o voo 447.

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: