sexta-feira, 19 de junho de 2009

Técnicos da Defesa Civil vistoriam condomínio atingido por pedras

O secretário de Obras e presidente da Geo-Rio sobrevoaram o local.
Sete casas seguem interditadas; 1 pessoa está internada em estado grave.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Sete casas de um condomínio em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, continuam interditadas pela Defesa Civil municipal. Elas foram atingidas por toneladas de pedras num desmoronamento de uma pedreira ocorrido na tarde de quinta-feira (18). Quatro pessoas ficaram feridas e uma continua internada em estado grave.

Na manhã desta sexta-feira (19), técnicos da Defesa Civil e da Geo-Rio retornaram ao condomínio para analisar a qualidade do solo. Eles fizeram sondagens geológicas e geotécnicas para identificar os motivos do acidente e determinar as providências necessárias para evitar novos desmoronamentos.

Seu Afonso, que mora no local há 35 anos, viu quando o desmoronamento começou.

"Foi uma avalanche, um troço que eu nunca vi", disse.

Cinco casas foram parcialmente destruídas pelas pedras. Outras duas, embora não tenham sido atingidas, segundo a Defesa Civil, estão no raio de projeção, caso ocorra novo deslizamento de pedras.

O morador Reinaldo Ferreira Guimarães, de 72 anos, que teve fratura nas duas pernas, foi operado e continua internado no Hospital do Andaraí. Segudo o hospital, o estado de saúde dele é grave e não há previsão de alta.
O secretário municipal de Obras, Luiz Antonio Guaraná, e o presidente da Geo-Rio, Marcio Machado, sobrevoaram de helicóptero a pedreira para avaliar a extensão do deslizamento.
A Geo-Rio informa que só atua em áreas particulares quando solicitada pelos proprietários. Nesse caso, os técnicos realizam vistoria e indicam o que deve ser feito. Se houver necessidade de obra ou qualquer outra intervenção, a responsabilidade é do proprietário.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: