domingo, 14 de junho de 2009

Recorde de mortes no ar

No Brasil, 641 morreram em aviões nos últimos 5 anos. Índice é o maior entre 105 países

Brasília - O Brasil foi onde mais gente morreu de acidente aéreo nos últimos cinco anos, em comparação com 104 países que registram acidentes com vítimas no período. O País fica à frente até dos Estados Unidos, que tem 21 vezes mais aviões: 250 mil de frota contra 11.800 aeronaves brasileiras. No último quinquênio, aumentou em 500% o número de acidentes aéreos em território brasileiro, enquanto os EUA reduziram em 70% a quantidade de desastres. Dados do Escritório de Acidentes Aéreos (Acro), de Genebra, Suíça, revelam que quedas de aeronaves em espaço aéreo brasileiro vitimaram 641 pessoas nos últimos cinco anos e 328 nos EUA. O levantamento já incluiu os 228 passageiros do voo 447 da Air France e os 11 que estavam em bimotor que caiu em Trancoso (BA) dia 22 de maio.

Foto: AFP

Os corpos de 21 vítimas do acidente com o avião da Air France chegaram ao IML de Recife: até agora 44 fazem parte da lista oficial

No período de 1999 a 2004, o movimento foi inverso: 1.104 americanos foram vítimas de acidentes aéreos, e no Brasil registraram-se 128 mortes. Indonésia, Venezuela, Nigéria, Espanha, Tailândia e Paquistão também apresentaram aumento em suas taxas de acidentes, mas países como China, Congo, Colômbia, Itália, Canadá, a exemplo dos EUA, reduziram as fatalidades aéreas. De 1999 a 2009, houve 11.334 acidentes aéreos, dos quais 16 com aviões da Airbus. Dois deles, do modelo A330, o mesmo da tragédia do voo 447.

FISCALIZAÇÃO FROUXA

O brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, explica que o Brasil precisa investir em fiscalização das oficinas de manutenção de aeronaves e melhor formação dos pilotos para reduzir os acidentes. “A Anac (Agência Nacional de Aviação) não consegue fiscalizar todas as oficinas. Manutenção de avião e certificado de piloto, essa é a chave para reduzir acidentes”, enfatiza.

O brigadeiro lembra que o Brasil ficou com nota baixa na avaliação do International Civil Aviation Organization (Icao) no quesito sob responsabilidade da Anac, criticada pela limitação na fiscalização de manutenção de aeronaves. Procurada por O DIA, a agência informou que a avaliação geral do Brasil no Icao foi positiva.

FALHA DE MOTOR

Relatório de 2009 do Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Ministério da Defesa, informa que nos últimos 10 anos foram registrados 697 acidentes, ou seja, um avião cai no Brasil a cada cinco dias. A estatística inclui aeronaves pequenas. Segundo o Cenipa, 966 pessoas morreram em acidentes aéreos no País em 10 anos. O número é ainda maior do que o da Acro porque inclui vítimas da aviação agrícola. Os dados do Cenipa são anteriores à queda do Airbus e do avião na Bahia.

O Centro de Prevenção da Aeronáutica mapeou as causas de acidentes aéreos no Brasil e descobriu que o motivo mais recorrente é falha do motor no voo. A segunda é a perda do controle da aeronave, que está diretamente relacionada a fatores psicológicos do piloto.

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: