terça-feira, 2 de junho de 2009

Radioamador intercepta diálogo de equipe de busca

Principal notícia do dia foi localização de objetos no mar.
Aeronáutica diz que não há confirmação se peças são de voo AF 447.

Do G1, em São Paulo*

A Aeronáutica avistou objetos metálicos e não-metálicos na área de busca pelo avião que fazia o voo AF 447, que saiu do Rio de Janeiro na noite de domingo (31), com destino a Paris, e desapareceu. Ainda não há confirmação de que essas peças são da aeronave. Nesta terça, um radioamador interceptou o diálogo entre as equipes que participam do resgate.

Veja cobertura completa

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) se revezaram nas buscas durante a madrugada desta terça-feira (2). A todo instante, pilotos pousavam e decolavam no aeroporto de Fernando de Noronha.

Uma das aeronaves, um patrulha da FAB, equipada com um radar, tinha capacidade de detectar objetos no escuro. De acordo com a Aeronáutica, possivelmente foram as coordenadas desse equipamento que permitiram avançar nas buscas. Nesta manhã, três aviões partiram em direção ao Oceano Atlântico.

O primeiro contato dos pilotos com a Aeronáutica, depois da decolagem, foi às 6h44. Eles disseram que podiam ver uma bola laranja e placas metálicas no mar. Quatro minutos depois, foi feito outro contato, com informações sobre outros objetos e manchas de óleo.

Mas foi às 7h30 que os pilotos deram a informação mais importante do dia nesse trabalho de buscas. A notícia chegou até Fernando de Noronha por meio de uma central de radioamador, que interceptou o diálogo. A conversa é entre o piloto de um dos aviões e a torre da Aeronáutica:

- A que se refere?

- A um banco, a poltrona de avião

"Todas as posições [dos objetos] estão mais ou menos alinhadas, o que determina coerência neste avistamento", diz o radioamador André Sampaio. "Na verdade, o que foi avistado até agora é o fruto da correnteza que está se deslocando nessa direção noroeste."

Pelas informações do piloto, os destroços estariam nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, que ficam a mais de 600 quilômetros de Noronha.

As buscas prosseguem. Nesta terça, devem chegar a Fernando de Noronha os navios da Marinha que vão ajudar na operação.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: