terça-feira, 2 de junho de 2009

Polícia terá acesso a cadastro de motoristas de ônibus no Rio

O Detran vai permitir, a partir de 15 de junho, a consulta on-line da relação de motoristas que estão com o direito de dirigir suspenso para polícias e órgãos fiscalizadores de trânsito no Rio. A medida, anunciada hoje pelo presidente do órgão, Fernando Avelino, possibilitará que motoristas – inclusive os profissionais, como de ônibus e vans – sejam identificados, tenham suas CNHs apreendidas e fiquem impedidos de dirigir até que cumpram o prazo de suspensão e façam curso de reciclagem. As informações estarão disponíveis nos aparelhos eletrônicos usados em operações de rua de órgãos como Detran, Detro, PM e Secretaria de Governo (Operação Lei Seca). Cerca de oito mil motoristas estão com o direito de dirigir suspenso no estado, sendo em torno de mil o total de condutores profissionais nessa situação.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, e o vice-presidente da Fetranspor, João Augusto Monteiro. Foto: Divulgação / Davi Fernandes

Paralelamente a essa medida, o Detran, em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), vai solicitar às empresas de ônibus que cumpram a obrigação, prevista em lei, de indicar aos órgãos autuadores o real infrator das multas aplicadas a ônibus. A decisão foi anunciada após reunião do presidente do Detran com o vice-presidente da Fetranspor, João Augusto Monteiro. A Fetranspor se comprometeu a repassar ao Detran os CNPJs de todas as suas federadas, para que o departamento possa discriminar as multas por empresa e, com esse material, auxiliar a federação no trabalho de identificação dos motoristas infratores. O levantamento deve ficar pronto até o fim de junho. 
- Após conhecermos esses motoristas, traçaremos um perfil comportamental da categoria, a fim de diagnosticar suas principais deficiências para, assim, promovermos um trabalho constante de reciclagem dos profissionais que não tenham um comportamento adequado ao volante - afirmou Fernando Avelino.
O departamento também está investindo esforços na melhoria e controle de qualidade dos centros de ensino que oferecem os cursos obrigatórios para motoristas profissionais. Em 180 dias, todos os 46 centros que oferecem os cursos serão obrigados a fazer o controle digital de presença dos alunos.

Casos de Cidade - Extra Online

Nenhum comentário: