terça-feira, 16 de junho de 2009

Operações não flagram motoristas com mais de 20 pontos na CNH

Carteiras suspensas

Agente confere documentação de motorista com o palmtop na Barra da Tijuca. Foto: Guilherme Pinto / Extra

A estreia dos palmtops nas blitzes do Detran não teve resultado esperado: ninguém com mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi parado nas ações realizadas esta segunda-feira na Barra da Tijuca e na Ilha do Governador. Ao todo, 69 carros com problemas na documentação foram apreendidos - 42 na Ilha (Estrada Governador Chagas Freitas e Estrada do Galeão)e 27 na Barra (Avenida das Américas e Avenida Salvador Allende).
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, o uso dos 504 palmtops foi decidido depois da constatação que dos 12.971 motoristas com o direito de dirigir suspenso no estado, apenas 2.278 procuraram o órgão para regularizar sua situação.

Veja mais fotos aqui

— Com o número baixo de procura, chegamos à conclusão que muitas pessoas estão dirigindo mesmo sem poder — disse Avelino.

Carros rebocados na blitz na Barra da Tijuca: atraso no pagamento de IPVA. Foto: Guilherme Pinto / Extra

Ele adiantou ainda que a ideia, agora, é que os palmtops sejam usados também por policiais rodoviários federais, fiscais do Detro e nas blitzes da Lei Seca:
— Eles já estão sendo treinados.

As ações em que o palmtop estão sendo usados são as mesmas já vistas nas ruas e que antes tinham como foco apenas o IPVA. Geralmente, são quatro por dia: duas de manhã e duas à tarde.
— Até agora, não havia como checarmos a situação da carteira. Mas com os aparelhos isso é feito na hora. Podemos dizer que foi um reforço de peso na caçada aos maus motoristas — disse Tarcísio Baltar, assessor de imprensa do Detran.

O palmtop usado pelo Detran. Foto: Guilherme Pinto / Extra

Quem for flagrado dirigindo com o documento já suspenso, além de ter o veículo rebocado, terá que pagar multa de R$ 957,70 e enfrentar um processo de cassação, que pode resultar em até dois anos sem poder dirigir.
Os motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso são aqueles que têm mais de 20 postos na CNH. Eles têm que freqüentar aulas de reciclagem e, dependendo da gravidade das infrações cometidas, podem voltar a dirigir em períodos que variam entre um mês e um ano.

Participe do fórum: Você acha que a medida terá efeito?

Casos de Cidade - Extra Online

Nenhum comentário: