domingo, 14 de junho de 2009

Mais seis corpos de vítimas encontrados; total é 49

Recife - A equipe de buscas aos destroços e vítimas do avião da Air France, que caiu no oceano Atlântico no dia 1º de junho, anunciou neste domingo que são 49 os corpos encontrados até o momento. Segundo a Marinha e a Aeronáutica, o número de cadáveres que estão sendo transportados para Recife (PE) foi retificado para 43, e não 44, após trabalho de pré-identificação. Os outros seis corpos foram recolhidos pela Marinha francesa e estão sendo transferidos para a fragata Bosísio.

Foto: Portal Terra

Marinha e Aeronáutica acreditam que essa peça seja a cauda do Airbus | Foto: Portal Terra

Desde que a equipe de buscas francesa errou nas contas do número de corpos, quando informou ter recolhido sete cadáveres na semana retrasada, quando na verdade eram oito, os militares brasileiros só contam oficialmente as vítimas do acidente em poder da Marinha e Aeronáutica do Brasil.
"O navio anfíbio Mistral já transferiu três do seis corpos para a fragata Bosísio, o que totaliza o total de 49 corpos", afirmou o vice-almirante Edison Lawrence.
Neste domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB) corrigiu o número de corpos, diminuindo a conta em um cadáver. Alguns corpos recolhidos, por serem apenas fragmentos, passaram a ser chamados de despojos pelos militares, o que justifica a correção.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo, 31 de maio, às 19h (de Brasília), e deveria chegar ao Aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília). Na última sexta-feira foi confirmado, oficialmente, que os destroços encontrados no Oceano Atlântico eram do voo AF 447. Na manhã seguinte, a Marinha e a Aeronáutica localizaram os primeiros corpos das vítimas.
Com informações do Terra

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: