terça-feira, 23 de junho de 2009

Governo assina convênio com motoristas de vans intermunicipais

Motoristas protestaram em frente do Palácio Guanabara.
Três pessoas foram presas pela Polícia Militar.

Do G1, no Rio

 

O governo do Rio assinou na tarde desta terça-feira (23) os contratos de permissão com os vencedores da primeira licitação pública para prestação de serviços de transporte regulamentado em 17 cidades do estado.

As vans já começam a circular na quarta-feira (24). O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro), com o apoio dos batalhões de Polícia Militar de cada região, vai intensificar a fiscalização contra o transporte pirata nestas cidades, segundo informou o governo do estado.

Antes da cerimônia de assinatura, no lado de fora do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, houve um grande tumulto. Um confronto entre policiais e manifestantes acabou com duas pessoas presas, uma delas feridas.

Desde a madrugada alguns motoristas protestam contra as novas exigências do governo para o cadastramento de transporte alternativo. "Por volta das 9h, eles descumpriram as ordens dos comandantes aqui presentes e fecharam a pista (da Rua Pinheiro Machado). A polícia interveio e eles jogaram pedras, cabeça de nego e batatas com pregos nos policiais", disse o comandante-geral da PM Gilson Pitta.

Foto: Alícia Uchôa/G1

Manifestantes usaram uma batata com um prego durante o protesto. (Foto: Alícia Uchôa/G1)

17 municípios na licitação

Foram oferecidas 66 permissões para atender aos municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, e de Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Silva Jardim, Macaé, Saquarema, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo (esta em função da linha Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo), na Baixada Litorânea. A licitação atende a uma decisão da 4ª Vara de Fazenda Pública.

Segundo o governo do estado, 72 municípios que agora têm transporte legalizado. Os licitantes participaram de um processo classificado pelo governo como “transparente e de oportunidades iguais para todos”, além de não pagarem nada ao estado. As áreas ofertadas, de acordo o presidente do Detro, são compatíveis com a demanda e em vários municípios, inclusive, foram ofertadas mais linhas que tiveram menos participantes.

Regulamentação é questão de segurança pública

Rogério Onofre lembrou que a regulamentação do transporte alternativo também faz parte da política de segurança do governo. “A regulamentação é uma ação muito forte também na área de segurança pública porque todos nós sabemos da influência da milícia, do tráfico, do crime organizado no setor, que se utilizam da extorsão e da violência para auferir vantagens e recursos que vão financiar suas atividades criminosas. Com esta ação que assinamos hoje isto vai acabar”, previu Onofre.

Cada permissionário tem cadastrado dois motoristas auxiliares e o prazo da concessão é de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período. As tarifas definida para explorar o serviço deve ser 10% superior à cobrada nos ônibus que operam no mesmo trajeto.

Veja  os trajetos licitados

Para a Costa Verde foram licitadas 18 permissões para exploração dos seguintes trajetos: Itaguaí-Conceição de Jacareí (via BR-101), Itaguaí-Itacuruçá (via BR-101), Itaguaí-Mangaratiba (via BR-101), Itaguaí-Muriqui (via BR-101), Parque Perequê-Paraty (via BR-101), Angra dos Reis (Serra d’Água)-Volta Redonda (via BR-101/RJ-155) e Angra dos Reis (Camorim Pequeno)-Rio de Janeiro (via BR-101/Avenida Brasil), atendendo os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

Os itinerários previstos para a Região das Baixadas Litorâneas, são: Araruama-Cabo Frio (via RJ-106), Armação de Búzios-Cabo Frio (via RJ-102), Bacaxá-Iguaba Grande (via RJ-106), Cabo Frio-Figueira (Via RJ-102), Cabo Frio- Iguaba Grande (via RJ-140/RJ-106), Cabo Frio-Rio das Ostras (via RJ-140/RJ-106), Cabo Frio-São Pedro d’Aldeia (via RJ-140), Casimiro de Abreu-Rio Bonito (via BR-101), Casimiro de Abreu-Rio das Ostras (via BR-101/RJ-162), Iguaba Grande-São Pedro d’Aldeia (via RJ-106), Rio Bonito-Silva Jardim (via BR-101/RJ-140), Rio das Ostras-São Pedro d’Aldeia (via RJ-106), Rio das Ostras-Unamar (via RJ-106), Araruama-Macaé (via RJ-106), Armação de Búzios-Macaé (via RJ-102/RJ-106), Barra de São João-Macaé (via RJ-106), Cabo Frio-Macaé (via RJ-140/RJ-106), Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo (via RJ-116), Macaé-Rio Bonito (via BR-101), Macaé-Rio das Ostras (via RJ-106), Macaé São Pedro d’Aldeia (via RJ-106), Macaé-Unamar (via RJ-106), Araruama-Rio de Janeiro (via RJ-106), Araruama-Niterói (via RJ-106), Cabo Frio-Rio de Janeiro (via RJ-106) e Cachoeiras de Macacu-Rio de Janeiro (Rj-116/BR-101).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: