terça-feira, 23 de junho de 2009

França nega ter encontrado caixas-pretas de voo AF447

Reuters

PARIS - As equipes francesas que procuram as caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico ainda não encontraram os objetos, disse nesta terça-feira o órgão francês que investiga o acidente, após o jornal "Le Monde" ter afirmado que sinais dos equipamentos foram localizados .

O site do jornal disse que sinais das caixas-pretas do Airbus que caiu no mar com 228 pessoas a bordo durante o trajeto Rio-Paris tinham sido detectados, e que um minisubmarino fora enviado para tentar recuperar os equipamentos, que podem conter informações para elucidar as causas do acidente ocorrido em 31 de maio.

Mas o BEA, órgão francês que investiga o acidente, disse que as equipes de busca não captaram nenhum sinal que pudessem ter certeza que era das caixas-pretas.

"Nenhum sinal transmitido pelos localizadores das caixas-pretas foi validade até agora", disse o BEA em comunicado.

"No contexto das buscas marítimas que estão em andamento, o trabalho segue normalmente com o objetivo de eliminar dúvidas relacionadas a qualquer som que tenha sido captado, e qualquer descoberta será anunciada publicamente", acrescentou.

Um porta-voz do BEA afirmou que muitos sons são captados no fundo do mar, e investigadores não têm certeza de que o que eles detectaram tenha origem nos equipamentos do avião.

As caixas-pretas são equipadas com um localizador, conhecido como "pinger", que emite sinais eletrônicos a cada segundo por pelo menos 30 dias. O sinal pode ser captado a até 2 quilômetros de distância.

Embarcações francesas envolvidas nas operações de busca incluem um submarino nuclear com um avançado equipamento de sonar e um navio de pesquisa equipado com minissubmarinos.

A remota localização no Atlântico, a mais de 800 km do arquipélago de Fernando de Noronha, assim como a profundidade e características do leito do oceano têm dificultado as buscas, e os destroços podem estar a profundidades que variam de 1.000 a 4.000 metros.

Extra Online

Nenhum comentário: