sábado, 6 de junho de 2009

Aeronáutica confirma ter achado corpos e peças do voo 447

Recife - O coronel Jorge Amaral, vice-chefe de Comunicação da Aeronáutica informou que, às 8h14 deste sábado, foi confirmada a localização de peças e de dois corpos pertencentes ao vôo 447 da Air France, que caiu no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris.

"Hoje, então, tivemos resultados positivos, o que traz pra nós a certeza de que nosso trabalho foi bem conduzido", afirmou Amaral. De acordo com o coronel, o primeiro corpo, de um homem, foi recolhido às 9h30 a 69,5 km do ponto onde houve a última comunicação da aeronave, a cerca de 900 km de Fernando de Noronha.

Foram encontrados dois corpos masculinos, uma maleta que continha um bilhete da Air France em nome de um passageiro do vôo 447. Também foram avistados no mar uma mochila com um cartão de vacinação e uma poltrona azul com numero de série semelhante ao usado pela companhia aérea. O material foi localizado por uma aeronave R-99, cujo radar tem tecnologia para encontrar objetos sem auxílio visual.

Uma corveta está no local recolhendo o material e os corpos. Segundo a Marinha, tudo o que for encontrado será transferido para uma fragata, que fará o transporte até as proximidades da ilha. Quando a embarcação chegar proximo à terra firme, um helicóptero fará o resgate do material.

"Foram retirados dois corpos, ambos do sexo masculino, não identificados. Aquele número de bilhete não há como linkar uma coisa com outra agora", afirmou Amaral. "Um bilhete foi encontrado dentro de uma pasta, não sabemos se pertence ou não aos dois corpos."

Segundo o coronel, o mais importante no momento é aliviar as famílias das vítimas. "Agora, foi uma notícia triste, mas é um certo conforto, pelo fim da angústia das famílias", explicou. os parentes das vítimas foram informados dos resultados das buscas dez minutos antes do anúncio à imprensa.

A Aeronáutica informou que as buscas por destroços continuam, paralelas agora ao resgate dos corpos. A área onde foram encontrados os destroços não possui rochedos, o que facilita o trabalho.

A identificação, segundo a Força Aérea Brasileira, ficará a cargo de peritos da Polícia Federal e do Instituto Médico legal (IML) em Recife (PE). "O trabalho de identificação, de fato, será feito no Recife", afirmou o major brigadeiro Louis Josuá, comandante do 2º Comando Aéreo Regional.

PF começa coleta de saliva e fios de cabelos de parentes

A Polícia Federal começou hoje a coleta de saliva e fios de cabelos de parentes das vítimas do voo 447 em uma sala montada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) é que estão sendo submetidos ao exame. Eles respondem ainda se as vítimas tinha tatuagens ou piercings.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: