sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Projeto de lei prevê multa de mais de R$ 100 para quem urinar na rua

Quem não pagar, poderá ser inscrito na Dívida Ativa municipal.
Objetivo é educar a população e melhorar a saúde pública.

Do G1, no Rio

 

Um projeto de lei apresentado nesta semana pelo vereador Carlos Eduardo (PSB) quer multar quem urinar nas ruas do Rio. O valor é de cem Ufirs, o equivalente a R$ 106,41.

A falta de banheiros químicos na cidade foi uma das reclamações do carnaval 2009. Veja o vídeo ao lado.

De acordo com o vereador, se a pessoa flagrada pela Guarda Municipal não pagar a multa, poderá ser inscrita na Dívida Ativa municipal.

Carlos Eduardo explica que o projeto de lei tem duas finalidades: além de melhorar a saúde pública, também pretende educar as pessoas, na maioria homens, que urinam nas ruas da cidade, principalmente durante o carnaval.

“Após a aprovação do projeto, esperamos estimular o aumento no número de banheiros públicos espalhados pelo município”, explica, acrescentando que ele mesmo, acompanhado de sua mulher e sogra, já ficou constrangido com a cena em plena luz do dia.

A verba arrecadada deverá ser revertida para abrigos de população de rua. Na próxima semana, o vereador vai tentar obter o apoio de outras comissões da Câmara. O objetivo é encurtar o tempo para o projeto ser enviado a plenário.

Urina na rua vira tema de documentário

No carnaval de 2008, o diretor Luiz Antônio Pilar teve rotina de folião mal-cheirosa. Ele passou seis dias visitando blocos do Rio para rodar o documentário “O Xixi do Carnaval”, sobre a estranha tradição carnavalesca de urinar nas ruas.

Queixas no carnaval
No último carnaval, até os foliões mais apaixonados reclamaram do mal cheiro provocado pelo grande número de pessoas urinando nas ruas. A falta de educação acabou levando dois jovens para a delegacia.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: