sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Casos de clonagem de cartões aumentam quase 50% em relação a 2008

Polícia diz que incidência do crime é maior do que o número de denúncias.
Associação diz que se fraude é comprovada, gasto é cancelado.

Do G1, no Rio, com informações do Jornal Nacional

 

A clonagem de cartões de crédito aumentou quase 50% este ano. As quadrilhas aliciam funcionários e instalam equipamentos que copiam dados nos terminais de postos de gasolina, lojas e restaurantes.

Criminosos fingem que são técnicos de manutenção e substituem os aparelhos por outros, preparados para a fraude. Nos caixas automáticos, trocam peças, roubam números e senhas.

Clonar cartões de crédito é uma atividade que depende de um esquema organizado e geralmente não envolve violência, nem armas. Mas a polícia já descobriu: criminosos que praticam assaltos e outros tipos de crimes são cada vez mais atraídos para estas quadrilhas.

Neste ano, segundo a Associação dos Usuários de Cartões de Crédito, o número de reclamações sobre clonagem de cartões cresceu 43% em relação aos primeiros seis meses de 2008. Para a polícia, a incidência deste crime é bem maior do que o número de denúncias.

Para a polícia, a incidência deste crime é bem maior do que o número de denúncias. “Todos deveriam comunicar o fato à polícia para que a polícia tome conhecimento do verdadeiro número de fraudes e da ação destas quadrilhas para que possa mapeá-las, identificá-las e prender seus integrantes”, explicou o delegado Fernando Souza. 

Dicas de segurança

“Caso não confie no próprio estabelecimento ou no site da internet deve se evitar o cartão”, alertou o especialista em segurança Fernando Nery.

O estudante Anderson Araújo levou um susto nas faturas de dois cartões. Os bandidos compararam passagens aéreas. Demorou, mas a despesa foi cancelada. “A justificativa foi essa - que como eu não tinha proteção contra perda e roubo do cartão, eu seria o responsável pela compra”, explicou.

Para a Justiça brasileira, não há dúvida. As administradoras de cartões de crédito são responsáveis pelos prejuízos que o consumidor venha a sofrer nestes casos.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito informou que sempre que a fraude ou clonagem fica comprovada, as compras ilegais são anuladas.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: