sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Prefeito assina convênio do Bilhete Único e diz que chegou a hora da brincadeira acabar

Rio - Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, assinaram convênio com a  Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), administradora dos cartões Visa Vale, para o financiamento de estudos necessários para a construção de um sistema de transportes mais racional para a cidade. O investimento da CBSS será de R$ 4 milhões.

No convênio, assinado no Palácio da Cidade, em Botafogo, com a presença de autoridades municipais, a CBSS comprometeu-se a contratar, sem custos para o município, trabalhos de consultoria em tecnologia da informação, engenharia e administração aplicados em transportes.

O objetivo é construir uma base de dados e plataformas tecnológicas que possibilitem o melhor controle dos serviços públicos de transporte, assim como a implantação de sistemas de integração e do Bilhete Único, que permitirá ao cidadão a utilização de mais de um transporte num determinado período de tempo pagando apenas uma tarifa. De acordo com o prefeito, o trabalho ficará pronto no primeiro trimestre de 2010.

"A licitação do Transporte Especial Complementar, que nós vamos anunciar até o fim desse mês, já prevê a implantação do Bilhete Único, com regras que já deixam claro alguns avanços e incorporações tecnológicas que vão permitir, por exemplo, a utilização do vale-transporte, implantação de GPS e de sistema de bilhetagem, facilitando a integração com o sistema de ônibus", afirmou o prefeito, reforçando a importância da colaboração da população para essa melhoria.

"Chegou a hora dessa brincadeira de transportes na cidade acabar. A cultura da população também vai ter que mudar na utilização do transporte. As pessoas querem sempre o ônibus, trem ou metrô saindo da porta de casa para a porta do trabalho. E isso é um sistema que pode e será reorganizado. Em outras cidades já funciona assim e no Rio também funcionará", enfatizou.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: