segunda-feira, 15 de junho de 2009

Víscera de animal foi computada como corpo de vítima do AF 447

Recife - A retificação do número de corpos de vítimas do voo 447 da Air France feita no domingo - de 44 para 43 - se deu pelo fato de ter sido contabilizado como corpo, pela Marinha brasileira, a víscera de um "animal marinho de grande porte".

A informação é da edição desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo. Outros seis corpos que estavam em um navio francês foram transferidos ontem para a fragata brasileira Bosísio, o que aumentou o total de corpos localizados para 49.
De acordo com o jornal, a Polícia Federal e a Secretaria Estadual da Defesa Social de Pernambuco informaram, em nota, que o equívoco ocorreu devido à "impossibilidade de se verificar, por simples contato visual, ser o fragmento de tecido orgânico humano ou não".

As equipes de buscas passaram, a partir de então, a utilizar o termo "despojo mortal", e não mais "corpo", para o que foi encontrado no oceano.
No último dia 7, os militares responsáveis pelas buscas já haviam feito uma correção em relação ao número de corpos encontrados no mar. Eles reduziram de 17 para 16 o total de vítimas recolhidas, atribuindo o erro aos franceses.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).
Já foram localizados 49 corpos próximos ao local onde a aeronave emitiu as últimas notificações. As vítimas são levadas até Fernando de Noronha por embarcações da Marinha.

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: