sexta-feira, 12 de junho de 2009

Templo cigano é alvo de vandalismo na Freguesia, diz religioso

Várias imagens que estavam sobre o altar foram destruídas.
Segundo a polícia, caso foi registrado como intolerância religiosa.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Várias imagens que estavam sobre o altar foram destruídas pelos criminosos (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)

Um grupo de pessoas invadiu o templo cigano Tsara Antal Kóczé, na Estrada do Gabinal, na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e destruiu várias imagens que estavam sobre o altar. Segundo o sacerdote Renato D’Obaluaê, de 48 anos, o centro existe há um mês e nunca tinha sofrido invasão.

O crime ocorreu na madrugada de quinta-feira (11). “O templo é vinculado ao ubandismo, mas as reuniões são tranquilas, não há uso de atabaques, não fazemos barulho e nem atrapalhamos os vizinhos. Ontem (quinta) eu cheguei ao templo com um dos diretores do local e encontramos o salão completamente destruído”, disse o sacerdote.

No momento do crime o templo estava vazio. Além das imagens quebradas, os criminosos destruíram cadeiras, vasos, cortinas e janelas. De acordo com Renato D’Obaluaê, a ação foi registrada na delegacia como intolerância religiosa, com base na lei 7716/89 (Lei Caó).

“Roubo não foi, porque nada foi roubado. Isso é um absurdo, e tem que acabar. Outros casos já aconteceram na cidade e, apesar das manifestações e da legislação, nada acontece contra os responsáveis. O caso é típico de vandalismo”, declarou.

Policiais da 32º DP (Taquara), onde o caso foi registrado, fizeram a perícia no local. Os agentes ainda investigam as causas do crime.

Outros casos

Há pouco mais de um ano, um outro centro espírita foi atacado na Rua Bento Lisboa, no Catete, na Zona Sul. Os responsáveis pelo Centro Cruz de Oxalá entraram com ação na Justiça por danos morais e materiais contra os invasores. Segundo a polícia, várias imagens de santos também foram destruídas. Quatro jovens foram detidos em flagrante.

Em dezembro de 2006, um homem foi preso depois de invadir um centro espírita em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e balear uma mulher. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito atirou contra Jane da Silva, de 34 anos, que foi socorrida pelos Bombeiros e levada para um hospital da região.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Um comentário:

Unknown disse...

Lamentável. A extrema-direita brasileira copiando a extrema-direita européia.