domingo, 14 de junho de 2009

Mania de perfeição

Cada vez mais, adolescentes querem fazer plástica. Mas médicos alertam: corpo e mente não estão preparados

Rio - Seios ‘turbinados’, nariz de boneca, barriguinha reta. Objeto de desejo de muitas adolescentes, as operações plásticas nessa faixa etária dispararam em 15 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em 1994, 5% das intervenções foram em menores de 18 anos. Em 2008, o índice subiu para 15% do total. Mas médicos alertam: o sonho pode virar pesadelo.

Foto: João Laet  / Agência O DIA

Afra Farias tem 16 anos

Para o presidente regional da SBCP, Sérgio Levy, intervenções em meninas só devem ser feitas em casos de “perda de auto estima e isolamento social”. “Há quem não saia de casa e sofra discriminação. Há também gente que procura por pura estética. Plástica não é aventura e pode deixar resultados eternos”, diz. Ele explica que, no caso do silicone, é preciso observar se os seios estão totalmente desenvolvidos. Já a lipoaspiração, diz, só deve ser feita quando a gordura localizada não sai com exercícios e dieta.

Com 30% dos clientes com menos de 20 anos, o cirurgião Tomaz Nassif conta que recebe pacientes até de 13 anos. “A recuperação do jovem é mais rápida e o metabolismo, melhor. Mas peço para esperarem o desenvolvimento total. Tem gente que quer mudar oito coisas só no rosto e nunca está satisfeita”, declara.

A psicóloga Valésia Vilela lembra que as adolescentes são as mais influenciadas pelo atual padrão de beleza. “Mas muitas meninas ficam frustradas e deprimidas com o resultado das plásticas. O ideal é esperar a maturidade da mente e do corpo”, diz.

Cansada de recorrer a sutiã com enchimento, meias e até sacos plásticos, a modelo Afra Farias, 16, decidiu “turbinar” os seios com silicone há um mês. A menina foi incentivada pelo tio, Zé Reinaldo Farias, e teve autorização por escrito da mãe, Antônia Farias. “Vi com naturalidade o desejo dela”, diz a mãe.

“Escolhi na Internet o busto igual ao de uma atriz ”

“Coloquei 300ml de silicone e escolhi na Internet o busto igual ao de uma atriz americana. Amei e agora me sinto feliz. Antes, as roupas não vestiam bem e cheguei a ouvir piadas por causa do busto pequeno. Além disso, o trabalho de modelo estava prejudicado porque as fotos não ficavam boas. Tenho 1,73 cm e peso 55 kg, mas uma gordurinha me incomoda. Penso em fazer lipo no futuro”.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: