quarta-feira, 10 de junho de 2009

Forças Armadas planejam fim das buscas por corpos para o dia 19/06

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
No Recife

Pela primeira vez, as Forças Armadas falaram em um prazo para o fim das operações de busca por corpos das vítimas do voo AF 447. Segundo o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, assessor de comunicação da Aeronáutica, "até o dia 19 (de junho) haverá condições de distância aceitáveis para os barcos e aeronaves" realizarem as buscas.

Aldo Carneiro/AE

Acessos ao IML de Recife são interditados para isolar perícia de corpos das vítimas do acidente com o Airbus A330 da Air France

Em entrevista coletiva concedida nesta noite no Recife, o brigadeiro, no entanto, afirmou que o prazo pode ser estendido. "Vamos avaliar dois dias antes se existe possibilidade de encontrar mais corpos ou se devemos retornar", disse. "É o tempo que, considerando as correntes marinhas, dá para fazer a coleta de corpos", acrescentou.
As Forças Armadas anunciaram também que as condições meteorológicas impediram a busca por mais corpos nesta quarta-feira (10). Até o momento, 41 corpos foram recolhidos. Os primeiros 16 corpos resgatados devem chegar ao Recife ainda hoje, segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, da Aeronáutica.
Em razão do mau tempo, a Aeronáutica informou que teve que modificar a área de buscas. "A área de Dacar, onde planejamos as buscas, estava com condições meteorológicas não adequadas. Hoje não foi feito avistamento de corpos. Apenas destroços foram recolhidos pelos nossos navios", disse o brigadeiro.
A demora na perícia inicial dos 16 corpos das vítimas em Fernando de Noronha (PE) atrasou a chegada dos corpos à base aérea do Recife. A previsão inicial era de que os corpos chegassem às 15h à capital pernambucana e seguissem da base direto para a sede regional do IML (Instituto de Medicina Legal). Por volta das 20h30, a Aeronáutica informou que o avião Hércules C-130 já estava carregado com o contêiner dos corpos em Fernando de Noronha, mas o empecilho era o tempo. "Estamos com o teto de 800 pés (cerca de 250 metros) e não há visibilidade para decolagens e não há previsão para a saída do avião. Nossa base funciona 24 horas. Ele está pronto só espera da liberação para decolar", informou Major Vilela, do centro de comunicação da Aeronáutica.
"O trabalho da perícia está demorando muito mais que o planejado. A chuva em Fernando de Noronha está dificultando o carregamento da aeronave", diz Cardoso.
Depois de trazer os 16 primeiros corpos, o brigadeiro informou que a fragata Constituição deve chegar ao local de buscas amanhã (11). Já a fragata Bosísio deve chegar às 8h desta quinta-feira com os outros 25 corpos a um ponto próximo de Fernando de Noronha. Do local, os corpos serão transportados por helicópteros ao arquipélago.
"É uma tarefa que deve demandar quatro, cinco horas. Esperamos que às 13h possa ter início a perícia dos corpos", afirmou o capitão Giucemar Tabosa, assessor de comunicação da Marinha do Brasil.
"O tempo estimado para análise de cada corpo em Fernando de Noronha é de três horas. Antes, a previsão era duas horas, mas o tempo não foi suficiente", disse Cardoso.
Mais um navio, vindo do Haiti, está a caminho do local de buscas. "Ele está perto de Fortaleza, com dois helicópteros e suprimentos", disse Tabosa. Esse navio, com capacidade para o transporte de 100 corpos, deve chegar na área de buscas no próximo dia 19.
Uma equipe de investigadores franceses deve chegar ao Brasil no próximo domingo (14). "Vamos repassar a eles todas informações e destroços", disse o brigadeiro.

UOL Notícias

Nenhum comentário: