terça-feira, 9 de junho de 2009

FAB informa mudança em medidor de velocidade do AeroLula

Brasília - A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta terça-feira que incorporou à aeronave ACJ-319, conhecida como "Aerolula" por fazer o transporte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o sistema "pitot probes" no medidor de velocidade. Ontem, a FAB havia afirmado que avaliava a instalação do equipamento por conta de uma sugestão feita pela fabricante, a Airbus.
O sistema "pitot probes" permite a melhor eficácia na indicação de velocidade em condições de gelo. Uma falha nestes mesmos sensores é apontada como uma das possíveis causas do acidente com o Airbus A 330 da Air France, segundo o Escritório de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, embora o órgão ainda não tenha dado uma explicação conclusiva.
A FAB informou ontem que o Aerolula passava por revisão no Centro de Manutenção da TAM, em São Carlos (SP). A implantação do equipamento se deu por ocasião deste procedimento de manutenção, segundo informou a Força Aérea.
A Aeronáutica ressaltou que o Aerolula não pode ser comparado com os demais modelos comerciais, "pois traz uma série de modificações para a missão que realiza". A incorporação de "pitot probes" no medidor de velocidade foi sugerida pela fabricante no dia 16 de abril e, segundo a FAB, é uma diretiva "recomendada" e não "obrigatória".
A Aeronáutica também frisou que a revisão programada do Aerolula "não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France".
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).
Desde a manhã de sábado, foram localizados 24 corpos próximos ao local onde a aeronave emitiu as últimas notificações. As vítimas são levadas até Fernando de Noronha por embarcações da Marinha.

As informações são do Terra

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: