terça-feira, 2 de junho de 2009

Aeronáutica confirma localização de possíveis destroços do Airbus

Brasília - O coronel Jorge Amaral, vice-chefe da Comunicação Social da Aeronáutica, confirmou na manhã desta terça-feira que as aeronaves da Força Aérea Brasileira que fazem as buscas pelo avião da Air France localizaram vestígios e pequenos destroços de uma aeronave no oceano, no aquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. Porém, segundo o coronel, ainda não é possível afirmar que sejam do voo que partiu do Rio para Paris e que está desaparecido há mais de 35 horas.

A localização de objetos no mar indica que a aeronave teria tentado retornar a Fernando de Noronha. Segundo fontes da Aeronáutica, os vestígio foram localizados à direita da rota seguida pelo avião, sinalizando que o Airbus teria tentado virar à direita.
Juntos aos destroços, detectados por uma aeronave radar,  foram encontrados uma poltrona de avião, pequenos pedaços brancos, uma bóia laranja, um tambor (peça do avião), além de vestígios de óleo e querosene.
"Não podemos confirmar que é a aeronave da Air France porque é necessário que seja tirado da água uma peça com o número de série com a identificação. Isso será feito assim que um meio aéreo ou terrestre chegar ao local", afirmou Amaral.
O radar identificou, por volta da 1h, alguns retornos que indicavam materiais metálicos e não metálicos flutuando no oceano. Segundo a Aeronáutica, as posições foram marcadas por coordenadas geográficas e vão motivar um novo planejamento de buscas concentradas a 650 km da costa da ilha de Fernando de Noronha (PE).

>> FOTOGALERIA: Parentes vivem drama e tensão

As buscas foram retomadas, ainda durante a madrugada, pelas equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). Quatro aeronaves decolaram de Natal (RN) e outra partiu de Fernando de Noronha com o objetivo de realizar uma varredura eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT).


O acidente
De acordo com a Aeronáutica, as buscas realizadas na região onde o comandante de uma aeronave da TAM disse ter avistado indícios de "pontos luminosos" sobre o mar, na rota inversa do vôo AFR 447, não tiveram sucesso. A área se referia ao espaço aéreo de Dakar, no Senegal. O navio mercante Douce France vasculhou a área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do avião da Air France.

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Portal Terra

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: