terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tráfico clonou carros oficiais

Bandidos armados abrem fogo contra policiais que tentavam prendê-los e fogem para dentro da mata, em Muriqui

POR LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO

Rio - A informação de que traficantes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, estavam reunidos para um churrasco na Costa Verde do Rio de Janeiro levou agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) ao distrito de Muriqui, em Mangaratiba, no fim da manhã de ontem. O que os policiais não imaginavam é que, dentro do sítio, haveria mais de uma dezena de bandidos com armamento pesado, que reagiram ao cerco e fugiram mata adentro. Armas, roupas da polícia e quatro veículos foram abandonados. Dois deles, uma Blazer e uma Hilux, eram clonados de veículos da Secretaria Estadual de Segurança, com placa, sirene e até rádio.

Dos quatro veículos encontrados na casa, dois tinham placas clonadas de carros da Secretaria de Segurança: uma blazer branca e uma Hilux preta. Foto Thiago Melo/Jornal O Foco

A perseguição aos bandidos começou a partir do rastreamento de um dos veículos, a Hilux, que havia sido roubada sexta-feira, em São João de Meriti. A todo instante, o GPS indicava que o veículo estava na Vila Cruzeiro, até que, ontem de manhã, deu sinal de estar em Muriqui. No rastro do carro, seis policiais seguiram para o local e encontraram o sítio, às margens da rodovia Rio-Santos, cerca de 500 metros depois da entrada do distrito.

Na chegada dos agentes houve o primeiro confronto. Por volta de 12h30, quando a primeira equipe se aproximou da entrada principal, um homem que fazia a segurança da casa começou a fazer disparos de pistola e correu em direção ao mato. A casa ficava na parte alta do terreno, cerca de 300 metros acima. Com a visão privilegiada de uma varanda onde o churrasco acontecia, os criminosos sustentaram o conflito por quase uma hora.

Moradores e motoristas que passavam pela região ficaram apavorados. Dois helicópteros da Polícia Civil foram para o local ajudar nas buscas, já que os bandidos fugiram por trás da casa e entraram numa mata fechada. Os agentes procuraram por cerca de três horas, mas ninguém foi preso.

Na casa foram apreendidos duas pistolas, granada, munição de fuzil, seis carregadores de pistola, três bonés, três distintivos falsificados e uma camisa da Polícia Civil. Também ficaram para trás um jogo de baralho espalhado pelo chão, roupas, toucas ninja e o material do churrasco — facas, cerveja, carne e linguiça. “Eles estavam planejando algo mais do que um churrasco, porque estavam bem armados e com muita roupa de guerra”, explicou um dos investigadores.

Picape teria sido usada em invasão

A primeira informação que a DRFC tenta checar é a de que a Blazer com a placa clonada da Secretaria de Segurança teria sido usada pelos bandidos da Vila Cruzeiro na invasão ao Morro dos Macacos, dia 17. O carro, roubado em 25 de setembro, em Inhaúma, é originalmente verde, e foi modificado para parecer uma viatura, com rádio, sirene e giroflex. A Hilux tinha placa de viatura doada para o Pan de 2007. Na casa, havia ainda um Lexus preto, roubado dia 20 na Barra da Tijuca, e um Kadett branco, cujo dono será investigado.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: