sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sobe para quatro número de municípios em situação de emergência no estado

Belford Roxo, Tanguá e Três Rios também sofrem os efeitos do temporal.
Defesa Civil estadual diz que há desalojados em Natividade e Valença.

Do G1, no Rio

 

Já são quatro os municípios em situação de emergência no estado do Rio, em consequência das chuvas. Além de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, também estão na mesma situação Tanguá, na Região Metropolitana, e Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense.

O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já havia decretado situação de emergência na quinta-feira (12).

Em Tanguá, oito bairros estão alagados, segundo o prefeito Carlos Pereira, e a população sofre com o desabastecimento de água.

Sesseta e três pessoas ficaram desalojadas e estão abrigadas na Escola Municipal Vereador Manoel Novis da Silva. Quatro famílias que ficaram desabrigadas vão receber o aluguel social da prefeitura.

1.500 desalojados em Três Rios

A forte chuva de duas horas de duração que caiu na noite de quinta-feira (12) fez com que o prefeito Vinícius Farah, de Três Rios, decretasse estado de emergência. Bairros ficaram alagados e seis casas desmoronaram.

Cinco pessoas ficaram feridas, sendo uma delas em estado grave. Segundo a Defesa Civil do município, 1.500 estão desalojadas e 40 desabrigadas. A estrada que liga os bairros Purys e Boa União cedeu e 300 casas ficaram danificadas.

Situação crítica no Lote XV

Já a Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, decretou na tarde desta sexta-feira (13) situação de emergência dos serviços públicos nos bairros do Lote XV e adjacências.

O prefeito anunciou também a contratação de novos médicos em caráter de emergência para atender a população. Segundo nota divulgada pela prefeitura nesta sexta, 205 pessoas estão desabrigadas e 937 estão desalojados. Ao todo, 35 mil pessoas foram afetadas pela chuva.

Entre os bairros mais atingidos pela chuva estão Nova Aurora, Vale das Mangueiras, Bairro da Luz, Vasco, Interlândia e Parque Amorim. A Secretaria de Bem Estar Social de Belford Roxo está realizando o cadastramento das pessoas afetadas pelas enchentes para que sejam feitas doações de cestas básicas.

 

De acordo com as informações, a secretaria já recebeu doação de mil colchões e diversas peças de roupa. Até o momento, a prefeitura registrou 14 desabamentos de casas e 27 deslizamentos de barreiras.

Desalojados em Valença e Natividade

De acordo com a Defesa Civil estadual, em Valença, no Médio Paraíba, 148 pessoas estão desalojadas e 19, desabrigadas. Em Natividade, 27 pessoas estão desalojadas.

Hospital de campanha

O hospital de campanha montado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para atender as populações atingidas pelas chuvas começou a funcionar na tarde desta sexta-feira. A informação é da Secretaria estadual de Saúde.

Segundo a Secretaria, a unidade terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Em entrevista ao RJTV, a subsecretária estadual de Atenção à Saúde, Hellen Myamoto, informou que o serviço funcionará 24 horas.

“Esse é um serviço 24 horas, que a gente pretende ter ele basicamente ambulatorial e alguns leitos de observação que vão funcionar em conjunto tanto com o hospital municipal quanto com o hospital estadual Adão Pereira Nunes, em casos de maior complexidade”, informou.

O hospital foi instalado no Ciep Vinícius de Moraes, no Parque Colonial.

A situação dos desalojados e desabrigados das enchentes na região da Baixada Fluminense ainda é preocupante. O escoamento das águas que transbordaram dos rios é lento e, por isso, muita gente ainda não pôde voltar para casa.

Ruas ainda inundadas

No início da tarde desta sexta-feira (13), fazia sol em boa parte da região, mas a situação continuava a mesma. Ainda há muitas ruas inundadas e muitas casas debaixo d’água. Há uma casa em que a água quase chega à metade da parede. A moradora estava tentando retirar a água em vão, porque a água está dentro da casa e o carro do lado de fora, quase submerso.

 

Em algumas áreas, a água nem tinha baixado completamente. As ruas ficaram desertas, porque os moradores - que sairam às pressas de casa - ainda não podiam voltar.

Na quinta-feira (12), o governo do estado anunciou a criação do aluguel social, que será repassado aos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, para ajudar temporariamente pessoas que não possam voltar para suas casas.

Os corpos das três pessoas da mesma família, que morreram por causa do temporal em Nova Iguaçu serão enterrados na tarde desta sexta-feira no cemitério do município.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: