quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Duque de Caxias e Belford Roxo decretam estado de calamidade pública

Rio - Rio - O municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, decretaram estado de calamidade pública, por conta das chuvas que atingiram as cidades na noite desta quarta-feira. Em toda a região, cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas. Em Nova Iguaçu, município vizinho, três pessoas morreram e duas ficaram feridas durante o desabamento de uma casa.

Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Em Tinguá, moradores tentam retirar lama e o que sobrou dos pertences | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

A Defesa Civil de Duque de Caxias registrou o desabamento de três casas no Parque Fluminense. Outras dez residências foram interditadas. O Rio Saracuruna transbordou e alagou ruas e casas, deixando centenas de desalojados. Uma das principais vias do município, a avenida Presidente Kennedy, ficou interditada durante toda a manhã, devido à queda de uma barreira e ainda há riscos de mais desabamentos sobre as casas ao longo da via.

De acordo com a Coordenação da Defesa Civil do Estado, Duque de Caxias tem 80 pessoas desalojadas e 25 desabrigadas. Já Belford Roxo conta com 21 desalojados, enquanto em Nova Iguaçu existem 120 pessoas desalojadas. Em Nova Iguaçu, um deslizamento de terra atingiu, ontem, uma casa na Serra do Tinguá, matando três pessoas – dois adultos e uma criança. Duas pessoas da mesma família foram levadas feridas para o Hospital Estadual Adão pereira Nunes, em Duque de Caxias, onde se encontram internadas e estáveis.

Na tarde desta quinta-feira o governador Sérgio Cabral anunciou, como medida de emergência, que as pessoas atingidas pela enchente e que não tiverem condições de retornarem a suas casas receberão um aluguel social. Os recursos serão repassados para as prefeituras de Belford Roxo e Duque de Caxias.

Cabral anunciou também a montagem de um Hospital de Campanha, em Belford Roxo. O equipamento acaba de ser comprado pelo Governo do Estado e será utilizado neste momento de emergência. A unidade tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia e será instalado no Clube Vale do Ipê, no bairro Lote XV, em Belford Roxo.

Governo destina R$ 400 milhões para estados atingidos

Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná receberão R$ 400 milhões para socorro, reconstrução e prevenção aos danos provocados pelas chuvas. Os recursos foram garantidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta quinta-feira, em conversa por telefone com o governador Sérgio Cabral. Os recursos serão destinados por meio de uma Medida Provisória a ser editada.

foto materia principal

Bairro Lote XV completamente alagado. Foto: Leitor Marcelo Rosa.

No início da tarde o governador do Rio fez um sobrevoo pelas regiões mais atingidas pelas chuvas acompanhado do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, do secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado, coronel Pedro Machado.

Em seguida, as autoridades se reuniram está neste momento no Grupamento de Operações de Produtos Perigosos (GOPP), na Reduc, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Também participaram da reunião os prefeitos de Caxias, José Camilo Zito, e de Belford Roxo, Alcides Rolim. O dois municípios foram os mais atingidos pelas chuvas.

Chuvas deixaram três mortos em Nova Iguaçu

Na noite desta quarta-feira, a forte chuva que atingiu a região alagou casas e fez três vítimas fatais em Nova Iguaçu. As vítimas foram José Severiano de Frias, 48 anos, Marlison José de Frias, 22, Jenifer Maria da Silva, 15, todos da mesma família. A prefeitura arcará com os custos dos sepultamentos. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Em decorrência das chuvas e do acidente em Tinguá, a prefeitura de Nova Iguaçu mobilizou diversas secretarias para atendimento às famílias desabrigadas. De acordo com levantamento da Defesa Civil, 30 famílias estão desalojadas e desabrigadas. A sede da Defesa Civil de Nova Iguaçu foi transferida temporariamente para Tinguá.

Os técnicos vão permanecer no local por pelo menos 24 horas. Um posto de comando avançado do órgão foi montado na Associação de Moradores do bairro para dar maior apoio a comunidade, distante cerca de 25 quilômetros do Centro de Nova Iguaçu.

A Defesa Civil de Nova Iguaçu recomenda que os moradores de Tinguá evitem o consumo de água da torneira. Técnicos da Vigilância Sanitária constataram que a água continua imprópria para o consumo.

Zona Norte foi a mais atingida no Rio

Na cidade do Rio, a Zona Norte foi a mais prejudicada pela chuva na madrugada. O rio Maracanã transbordou, deixando as principais ruas do bairro e da Praça da Bandeira alagadas.
A cidade de Tanguá, que tem cerca de 30 mil habitantes, ficou submersa. A prefeitura contabiliza 600 desalojados e providenciou dois abrigos de emergência.

Com informações do Terra e da Agência Brasil.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: