quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Detran-RJ vai fiscalizar motoristas com passageiros sem cinto no banco de trás

Fiscalização começa nesta quinta (19) durante operação no estado.
Motorista que desrespeitar a lei poderá ser multado em R$ 127,69.

Do G1, no Rio

O presidente do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Fernando Avelino, orientou nesta quarta-feira (18) os agentes para que examinem se os passageiros do banco de trás dos veículos parados nas blitzes estão usando o cinto de segurança. Caso o contrário, o motorista será multado.

A fiscalização começa nesta quinta-feira (19) durante a operação para caçar dívidas do IPVA e falta de licenciamento anual. Os fiscais agirão nos postos do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PM (BPRv) de Santa Cruz e no de Maricá, e também nos municípios de Barra Mansa e Itaperuna.

A medida se baseia em dados de pesquisas realizadas no Brasil e no Japão, que indicam que 80% das mortes dos passageiros do banco da frente poderiam ser evitadas se os ocupantes do banco de trás estivessem usando o cinto.
De acordo com dados do Detran-RJ, no Brasil, apenas entre 3% e 7% dos passageiros do banco de trás usam o equipamento, contra os mais de 85% que usam o dispositivo no banco da frente.

Operações

Na sexta-feira (20), as operações serão em Magé, Teresópolis, Angra dos Reis, Itaperuna, Búzios e no posto do BPRv de Paracambi.

No sábado (21), haverá ações em Japeri, Mangaratiba, Itacuruçá,Nova Friburgo e Rio das Ostras. Já no domingo (22), os fiscais estarão em Muriqui e no posto do BPRv da Via Lagos, em Rio Bonito.

O uso de cinto de segurança no banco de trás dos veículos é obrigatório, segundo o artigo 167 do Código Brasileiro de Trânsito. O motorista que desrespeitar a lei poderá ser multado em R$ 127,69.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: