domingo, 15 de novembro de 2009

Corpo da atriz Mara Manzan é cremado no Rio

Velório aconteceu no Memorial do Carmo, no Caju.
Atriz de 57 anos lutava contra um câncer no pulmão.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

O corpo da atriz Mara Manzan foi cremado no começo da tarde deste sábado (14), no Caju, na Zona Portuária do Rio.

Antes, houve uma cerimônia apenas para parentes e amigos mais íntimos.

Durante a manhã, atores, atrizes e admiradores estiveram no velório da atriz no Memorial do Carmo, no Caju, para prestar uma última homenagem à ela.

Mara, que tinha 57 anos, e passava por tratamento contra um câncer no pulmão, morreu na manhã de sexta, no Rio.

Alba Valéria Mendonça, do G1, no Rio /G1

A atriz Marília Pêra esteve no velório de Mara Manzan neste sábado (14) (Foto: Alba Valéria Mendonça)

A atriz Marília Pêra elogiou o bom humor e a garra de Mara.

"Eu estive com ela anteontem no hospital, mas ela estava inconsciente, mas com a aparência muito tranquila. Sabia que o estado dela era grave, e conversei muito com a família sobre a necessidade de nos prepararmos para a partida dela. A grande preocupação de Mara era com a filha e os netos. Vou continuar olhando por eles", disse Marília Pêra.

Glória Perez também falou sobre a determinação da atriz.

"Ela era uma pessoa de muita força, que queria trabalhar ate o final (da novela Caminho das Índias) mesmo estando muito doente", contou.

Alba Valéria Mendonça, do G1, no Rio /G1

Glória Perez lamenta a morte da atriz Mara Manzan (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

O ator Antonio Pitanga disse que o traço marcante de Mara era a "generosidade".

Além deles, estiveram presentes Zeca Pagodinho, Marcos Pasquim e Sheron Menezes. Na noite de sexta, o diretor Wolf Maia, Suzana Vieira e Stênio Garcia foram prestar uma homenagem à atriz.

Antes do caixão deixar a capela, onde acontecia o velório, as pessoas cantaram um trecho da música "O que é o que é", de Gonzaguinha, que fala "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Elas também deram uma salva de palmas.

A filha de Mara Manzan, Tatiane Manzan, e o médico que cuidou da atriz em seus últimos dias, Marcos Oliveira, falaram à imprensa na sexta-feira (13), no hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. 
“Tudo isso é muito difícil. Obrigada pelo carinho de todos”, disse Tatiane, que fez um agradecimento especial à Rede Globo – pelo apoio à família durante a doença - ao diretor Wolf Maya e aos atores Eri Johnson e Marília Pêra, amigos de longa data de Mara.

O diretor e médico do hospital, Marcos Oliveira, contou que a atriz estava inconsciente desde o último domingo (8), quando sofreu uma insuficiência respiratória aguda. Ela foi internada na sexta-feira (6) com pneumonia. “Houve uma progressão do tumor cancerígeno, que causou enfraquecimento do sistema imunológico da paciente. Infelizmente sua situação clínica não melhorou”.

Luta contra o câncer

No último dia 5 de outubro, Mara escreveu um desabafo esperançoso em seu blog. “Hoje li uma frase do Neguinho da Beija-Flor que vale para todos nós: 'só da gente ter direito a vida, é o suficiente para viver sorrindo'. Quero morrer bem velhinha, ver meus netos grandes e trazendo alegria ao meu coração para meus queridos fãs que estiveram o todo o tempo do meu lado”, dizia a atriz.

Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero. A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos.

Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", na qual interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

Mara começou a carreira aos 17 anos, em São Paulo, no Teatro Oficina, na época dirigido por Luiz Antônio Martinez Corrêa. Além das novelas já citadas acima, Mara participou ainda de "A viagem", "Salsa e merengue", "Pecado capital", "O clone" e "Senhora do destino".

Foi em "O clone", que popularizou o bordão "Cada mergulho é um flash!". A atriz participou ainda de "Da cor do pecado", "Kubanacan", "Cobras & lagartos", "Hilda Furacão" e alguns episódios do "Você Decide".

No cinema, fez "Sexo com amor?", “De cara limpa" e "Bonecas da noite".

G1 > NOTÍCIAS

Nenhum comentário: