quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Preso último integrante do Bonde do Jura

Paulo Carvalho

Milícia na Baixada

Apontado pela polícia como o substituto do sargento da PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, que comandava um grupo de milicianos denominado "Bonde do Jura" e foi preso em agosto desse ano, Ubiraci Araújo da Fonseca, o Bira, de 29 anos, foi finalmente capturado pela polícia. O acusado foi surpreendido por agentes da 56ª DP (Comendador Soares), quando tinha ido pegar a namorada no bairro de Morro Agudo, em Nova Iguaçu.

Bira tinha contra si um mandado de prisão por formação de quadrilha expedido pela 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu. Dos 14 mandados a serem cumpridos em agosto durante a Operação Descarrilamento, ele era o último que ainda se encontrava foragido.

A Operação Descarrilamento visava desbaratar uma quadrilha que tinha como objetivo executar principais líderes comunitários para tomar o poder político e formar currais eleitorais na Baixada Fluminense.

A investigação foi iniciada na 56ª DP e concluída pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que organizou a operação. O grupo, de acordo com as investigações, seria responsável por pelo menos cem mortes na Baixada Fluminense nos últimos anos.

Com a prisão, Jura teria deixado Bira a frente de seus negócios. No dia da Operação Descarrilamento, agentes chegaram a cercar a casa de Bira. Eles tiveram que executar um cão da raça pitbull que estava no quintal. Na confusão, o acusado acabou conseguindo escapar pelos fundos.

Desde então a polícia vinha monitorando os passos de Bira. Anteontem, por um descuido ele acabou sendo surpreendido quando dirigia um Siena azul. Ele não estava armado e não reagiu à prisão.

Caso de Polícia - Extra Online

Nenhum comentário: