sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Clima de guerra volta a deixar moradores em pânico na Tijuca

Tiroteios entre traficantes rivais assustaram moradores do bairro na madrugada desta sexta-feira. Um homem morreu e dois foram presos após trocarem tiros com a polícia. Algumas famílias abandonaram suas casas, com medo de balas perdidas

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Intensos tiroteios entre traficantes rivais voltaram a deixar moradores da Tijuca em pânico, na madrugada desta sexta-feira. O clima de guerra, que aterroriza o bairro da Zona Norte desde o início da semana, tem feito algumas famílias abandondarem suas casas, com medo de serem alvos de balas perdidas. Segundo a PM, traficantes do Morro do Borel tentaram invadir os Morros da Formiga e Casabranca.
No início da madrugada, um suposto bandido morreu, dois foram presos e um detido, após uma troca de tiros com policiais do 6º BPM (Tijuca), na Rua Medeiros Pássaro, em um dos acessos ao Morro da Formiga. Segundo os PMs, os bandidos estavam em três veículos , sendo dois Corsas, um preto e um prata, além de uma motocicleta, e teriam desobedecido a ordem de parar. Dois outros criminosos, que foram baleados na ação, conseguiram fugir em direção ao morro.       

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Policiais patrulham um dos acessos ao Morro da Formiga, na Tijuca | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Ainda de acordo com a PM, os veículos faziam parte de um "bonde" de criminosos, oriundos do Morro do São Carlos, que pretendiam levar armas e comida para traficantes no Morro da Formiga. Os dois carros foram apreendidos. Um deles, um Corsa preto, foi atingido por vários disparos de fuzil. Dois bandidos foram presos após arrombar o portão e tentar invadir uma residência.        
Dentro do Corsa preto foram apreendidos um revólver calibre 38, duas munições intactas de calibre 38, 125 munições de pistola 380 e oito munições de calibre 12 e uma base para fuzil. O homem que foi baleado morreu após dar entrada no Hospital do Andaraí.

Segundo a polícia, os dois presos foram autuados por roubo de carro, tentativa de homicídio, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas. O proprietário do Corsa prata, que foi obrigado pelos criminosos a dirigir o carro em direção ao Morro da Formiga, prestou depoimento na delegacia e foi liberado. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel), delegacia Central de Flagrantes.

Famílias em pânico abandonaram suas casas  
Além de provocar pânico, o clima de guerra no bairro tem mudado a rotina dos moradores da Tijuca. No início da madrugada desta sexta-feira, algumas famílias abandonaram as suas casas, temendo serem alvos de balas perdidas. Trabalhadores de rua e motoristas evitam passar pela Rua Conde de Bonfim, durante os tiroteios. Comerciantes estão fechando as portas mais cedo e algumas escolas cancelaram as aulas noturnas.        

"Ninguém dorme tranquilo com esse tiroteio. Estamos assustados. Levei meus dois filhos e a minha mulher para casa de parentes, até que a paz volte à Tijuca", ressaltou o pedreiro I., de 42 anos, que mora em dos acessos ao Morro da Formiga.

Já um outro morador, que preferiu não ser identificado, cobrou das autoridades uma ação conjunta de segurança para acabar com terror imposto pelos bandidos aos moradores da Tijuca.  "Os nossos governantes precisam fazer alguma coisa para acabar com essa pouca vergonha. Estamos reféns dos bandidos. Os criminosos estão fortemente armados e colocando em risco o cidadão de bem", protestou.

Durante o tiroteio, o auxiliar de reboque Osmar da Silva, de 22 anos, se protegeu atrás do caminhão, temendo ser alvo de balas perdidas. "Parece uma guerra", gritava Osmar, em meio ao disparos.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: