sábado, 28 de novembro de 2009

Polícia investiga se PMs atiraram em jovem após extorsão

PM diz que policiais serão presos administrativamente.
Segundo comandante, vítima contou que foi baleada no rosto por PMs.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

O comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel César Tanner, informou, na tarde deste sábado (28), que está investigando a denúncia de que dois policiais militares atiraram contra uma jovem de 21 anos, na noite de sexta-feira (27), após extorsão, no Estácio, Zona Norte do Rio. O crime aconteceu perto de uma estação do metrô.

Segundo o comandante, a vítima, cujo nome não foi revelado, contou que deixava o Morro de São Carlos, por volta das 22h, quando foi abordada por dois policiais do 1º BPM numa viatura. Ela foi obrigada a entrar no carro dos PMs. Os PMs, ainda de acordo com o relato da jovem, pediram dinheiro para soltá-la.

A mulher disse que entregou os R$1.7 mil que tinha na bolsa. Em seguida, ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, os dois policiais levaram a jovem até a Estrada das Paineiras, na Zona Norte. Lá, segundo ela, foi molestada sexualmente pelos PMs e baleada no rosto. Depois, ela despencou numa ribanceira de cerca de nove metros.

“Ela (a vítima) fez o relato dela, a acusação aos policiais. Acusou de extorsão. Mas ela realmente foi baleada. Em função do que ela nos disse, eu fui ao hospital, ouvi o que ela tinha a dizer, com base nos dados e identificamos a viatura. Em seguida, ela reconheceu os PMs através de fotografias”, contou o comandante.

Os dois policiais fugiram em seguida, abandonando a jovem no local. A Polícia Militar informou que a vítima foi socorrida por um ciclista e depois levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. De acordo com o tenente-coronel César Tanner, ela passa bem e já foi liberada.

Prisão

Em nota oficial, a Polícia Militar informou que o Comandante Geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte, determinou ao tenente-coronel César Tanner que tomasse as medidas cabíveis. A Polícia Militar determinou a prisão administrativa dos dois policiais militares por 72 horas.

Ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, um dos policiais já foi preso. O outro ainda está sendo procurado. Os dois serão levados para o 1º BPM, onde prestarão depoimentos e permanecerão presos administrativamente por desvio de conduta.

“Infelizmente tudo leva a mais um caso de desvio de conduta, mas como já dissemos antes, apuramos e ‘cortamos a nossa própria carne’. O delegado já fez a perícia no local, e a viatura e as armas usadas pelos policiais também serão periciadas. Primeiro, vamos dar o direito de defesa aos dois PMs”, completou o comandante do 1º BPM.

Na Estrada das Paineiras, os investigadores encontraram as sandálias da jovem, marcas de sangue e uma cápsula de fuzil. O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).

Leia na íntegra a nota oficial da PM:

“A assessoria de imprensa esclarece que o Comandante Geral da Polícia Militar, Mário Sérgio de Brito Duarte, ao tomar conhecimento de ato criminoso envolvendo policiais militares do 1º Batalhão, determinou ao Comandante daquela Unidade, coronel César Taner, que tomasse as medidas de praxe para elucidar o fato, ocorrido às 22 horas da última sexta-feira (27/11) na Estação Estácio do Metrô, durante abordagem a uma mulher.

No momento, o Comandante do 1º BPM junto com agentes do Serviço Reservado da Corporação estão indo efetuar a prisão dos policiais militares.

É necessário esclarecer que o caso que foi apurado e encaminhado para a Delegacia Policial pelo próprio Comandante do 1º Batalhão.”

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: