quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prisão para quem não assoprar

Condutor que se recusar ao teste do bafômetro pode ir preso. Alteração na lei foi aprovada na Câmara de Deputados

POR DIEGO BARRETO

Rio - O motorista que estiver visivelmente embriagado e se recusar a assoprar o bafômetro sofrerá multa, suspensão de carteira e poderá até ser preso. Esta é uma das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que começaram ontem a ser votadas ontem na Câmara dos Deputados.

A maioria das mudanças torna a lei mais rigorosa no combate à combinação álcool-direção. Parte do texto já foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes, que deve concluir a votação do projeto na semana que vem.

No Rio de Janeiro, desde que foram iniciadas operações Lei Seca, em 19 de março passado, até a última segunda-feira, dentre os 110.432 motoristas abordados, 6.576 se recusaram a passar pelo teste. Atualmente, quem não aceita ser examinado no bafômetro sofre uma sanção administrativa e tem a carteira de habilitação e o veículo retidos, além de pagar multa de R$957,70. Mesmo que esteja evidentemente alcoolizado, o motorista pode, porém, reaver a carteira em cinco dias e responde apenas a um processo administrativo no Detran-RJ. Esse condutor não responde criminalmente por beber embriagado.

O deputado Hugo Leal (PSC), que integra a Comissão de Viação e Transportes, explica que as mudanças vão evitar qualquer tipo de discussão em relação à lei. “Com as adequações no Código, o etilômetro (bafômetro) passa a ser citado na lei. Além disso, estamos incluindo o conceito de ar alveolar, que é o ar expelido pelo motorista durante o teste. O motorista com notórios sinais de embriaguez, mesmo sem passar pelo teste do bafômetro poderá ser encaminhando à delegacia e responder por crime”.

A previsão é de que o projeto de alteração do CTB vá a plenário na Câmara ainda este ano. Caso seja aprovado, seguirá para o Senado. “Nossa expectativa é de que a lei seja totalmente aprovada e esteja vigorando em março do ano que vem”, espera Hugo.

Contra zigue-zague de moto

Outros pontos do Código de Trânsito Brasileiro também deverão sofrer alteração. Está previsto que será proibido o tráfego de motocicletas pelos corredores entre veículos. Também deverão ser aumentados os valores das multas para motoristas que participam de rachas e para quem estaciona em vagas reservadas a idosos e deficientes. O tempo de habilitação provisória deverá ser ampliado de um para dois anos.

Ontem, o Detran-RJ divulgou o balanço final da megaoperação realizada no feriado de Zumbi, realizada entre os dias 16 e 23. Os agentes do órgão realizaram blitzes em 22 municípios do Rio.

A inadimplência do IPVA foi a causa de apreensão de 495 veículos. O não-uso do cinto de segurança, inclusive por ocupantes do banco de trás dos veículos, gerou 214 multas, no valor de R$ 127,69 cada.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: