quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Governo do Rio fará exames em grávidas com suspeita de gripe A

Segundo Secretaria de Saúde, medida começa a funcionar nesta quinta.
Decisão visa agilizar o tratamento das gestantes no estado.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

A Secretaria estadual de Saúde do Rio começa nesta quinta-feira (6) a realizar por conta própria o exame que comprova se o paciente está ou não com a nova gripe. A medida, segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Hellen Miyamoto, será tomada apenas com grávidas com suspeita da doença.

A coleta para o exame laboratorial será feita em gestantes atendidas nos hospitais estaduais que contam com maternidade, como Pedro II, Rocha Faria, Adão Pereira Nunes, Azevedo Lima e Albert Schweitzer, através de secreções do nariz e da boca. 

Contrato com laboratório

O laboratório já presta serviço para a Secretaria, mas, por causa da doença, foi feito um adendo no contrato vigente, para que a empresa passasse a fazer também esses exames.

De acordo com Hellen, a decisão de assumir a função, que antes era restrita a laboratórios vinculados ao Ministério da Saúde, visa agilizar o tratamento das gestantes com Gripe A.
Ainda segundo a subsecretária, os funcionários dos hospitais que farão a coleta foram treinados por técnicos da vigilância epidemiológica da secretaria e, posteriormente, o exame na rede estadual passará a ser oferecido também para os demais pacientes de risco, em outros hospitais.

RJ tem 109 grávidas internadas

Segundo a secretaria de Saúde , o número de gestantes internadas em leitos de hospitais da rede de unidades próprias do estado e de hospitais do município do Rio é de 109. Dessas pacientes, 13 estão em estado grave.

Para reforçar o atendimento, o scretário Sérgio Côrtes anunciou que todas as grávidas que apresentarem os sintomas deverão fazer o exame e serão medicadas com o remédio antiviral.

O município do Rio criou, na última terça (4), um teleatendimento exclusivo para as gestantes. os atendentes serão supervisionados por enfermeiras. O número é (21) 3523-4025

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: