domingo, 4 de outubro de 2009

Candidatas a Rainha do carnaval do Rio apostam na malhação

Passistam enfrentam rotina de exercícios e adotam dieta balanceada.
Final do concurso será na sexta-feira (9), na Cidade do Samba.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

Mais de duas horas de ginástica por dia, aulas de dança e dieta balanceada. Esses são alguns dos ingredientes usados pelas dez candidatas a Rainha do carnaval carioca de 2010 em busca do título. Além de esbanjar beleza e simpatia, as finalistas terão que convencer os jurados que sabem sambar.

A poucos dias para a grande final, que acontece na próxima sexta-feira (9), na Cidade do Samba, na Zona Portuária, as passistas dividem o tempo entre o trabalho, estudos, família e academia.

Consagrada primeira princesa do carnaval deste ano, a bacharel em direito Shayane Cesário Vieira, de 24 anos, busca resistência nas aulas de samba: “As minhas chances aumentaram, eu sinto isso. Estou malhando muito e fazendo aulas de samba para adquirir mais resistência. Eu nunca fui adepta a dietas, mas confesso que eu estou me preocupando em comer mais proteínas e carboidratos”, disse.

Diante de uma disputa acirrada, as candidatas fazem questão de cuidar da beleza e de cada centímetro do corpo. A dançarina Daniella Conceição Moraes, de 23 anos, aposta nas aulas de alongamento para manter a forma. Já a salgueirense Verônica Silva de Oliveira, de 28, teve que cortar o chocolate do cardápio.

Apliques, purpurina, salto alto e muita maquiagem. Vale tudo para agradar o júri e o público. No corre-corre do camarim, a professora de educação física Jaqueline de Jesus Rocha, de 26 anos, frisou que, se eleita Rainha, vai divulgar o carnaval e resgatar as mulatas no samba: "Nós somos a raça do carnaval", disse.

Mas para conquistar um lugar ao lado do Rei Momo, as dez finalistas terão que passar primeiro pela comissão julgadora, que avaliará os seguintes quesitos: desembaraço e facilidade de expressão, simpatia, espírito carnavalesco e domínio na arte de sambar. A seleção acontecerá com um desfile em grupo e outro individual.

De musa a rainha

Após ser eleita Musa do Caldeirão do Huck 2009, a portelense Suellen Ferreira Pinto, de 23 anos, quer a coroa e a faixa de rainha do carnaval carioca. A estudante, que tem um filho de 4 anos, contou que não mudou a rotina por causa do concurso. Apesar de não ter o hábito de ir a academias, ela faz questão de ser vaidosa.

“Eu sinto que chegou a minha vez. Conquistei dois títulos no carnaval deste ano, incluindo o de melhor passista, e estou confiante. Ninguém entra nesse concurso para perder. É o sonho de todas as meninas que estão aqui. Sigo a minha rotina normalmente, mas pensando no dia da final”, declarou a musa.

Caçula entre as finalistas, a estudante Evelyn Pereira Meirelles, de 18 anos, adotou um visual de verão, com flor no cabelo e biquíni listrado. Sem pensar duas vezes, a morena Cibele Santos Monteiro, de 27 anos, abriu mão de um emprego e de uma viagem para concorrer ao título.

Novatas na passarela

Foto: Pedro Kirilos/Divulgação Riotur

Dez candidatas disputam o título de Rainha do carnaval 2010 (Foto: Pedro Kirilos/Divulgação Riotur)

Para as estudantes universitárias Suzan Maria Souza Gonçalves, de 23 anos, e Talita Martins Dels Castilho, de 27, essa é a primeira vez que participam do concurso. A paixão pelo samba é um fator comum entre elas, que fazem questão de dizer que possuem um grande histórico no carnaval.

Por outro lado, a atriz Ludmila de Oliveira Barros, de 24, pisa pela segunda vez na passarela da Cidade do Samba. Para ela, a experiência e as mais de três horas de exercícios por dia são uma vantagem: “Cuido da minha parte espiritual e do corpo, é claro. Afinal, a mulata tem que ter onde pegar”, brincou.

Morena, loira ou mulata, todas buscam a cobiçada coroa, além do prêmio em dinheiro. Segundo os organizadores, a primeira colocada será eleita a Rainha, que receberá, ainda, R$ 12 mil. Quem tirar o segundo e terceiro lugares serão as princesas do carnaval, com prêmios nos valores R$ 9 mil e R$ 8 mil, respectivamente.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: