sexta-feira, 17 de julho de 2009

Secretaria de Saúde de MG intensifica ações contra a nova gripe

Medida foi tomada após anúncio de que vírus circula livremente pelo país.
Brasil soma 11 mortes no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Do G1, com informações do MGTV

 

As ações de combate à nova gripe vão ser intensificadas em Minas Gerais. As medidas foram tomadas após o anúncio, na quinta-feira (16), feito pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de que o vírus já circula livremente pelo Brasil.

Segundo balanço do governo federal, divulgado na quarta-feira (15), o estado tem 109 casos confirmados da doença e nenhum óbito. Em todo o país, já foram registrados 1.175 pacientes. Na quinta-feira, foram confirmados 11 óbitos, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, ambulatórios especiais foram montados na rede pública para atender exclusivamente os casos da gripe A. O Hospital das Clínicas e o Hospital Eduardo de Menezes estão preparados para receber quem apresenta os sintomas da doença, que são parecidos com os da gripe comum: tosse, coriza, febre e dores musculares.

Um hospital particular da capital mineira montou duas salas equipadas para receber pacientes com suspeita de nova gripe. "Hoje, todo paciente com caso de febre, dor de garganta e tosse é triado, logo na entrada do pronto-socorro. Ele recebe máscara para evitar a contaminação e é colocado numa sala de espera à parte, até que seja atendido", disse o médico infectologista Mosar de Castro Neto.

"O importante é que se continue uma investigação epidemiológica pra identificar os contatos e que se preocupe com o diagnóstico precoce nos casos de pacientes de risco e que possam desenvolver a doença grave. Não há motivo pra pânico. As orientações são as mesmas que tínhamos. Precisam ser reforçadas as ações de prevenção de qualquer síndrome gripal", disse a subsecretária de políticas e assuntos de saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Elidéia de Oliveira Lima.

Na central de orientações sobre a nova gripe na capital, o número de chamadas aumentou 20% em 24 horas. Ainda não houve transmissão da nova gripe entre a população, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Os casos, até agora, são de pessoas que contraíram o vírus ao viajar para países afetados ou que tiveram contato com alguém que chegou desses locais.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: