segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prefeitura diz que não tem médicos para ativar salas preparadas para gripe

Segundo subsecretária de Saúde, profissionais vão receber gratificações.
Comissão de Saúde constata 22 mil máscaras encaixotadas em hospital.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Foto: Divulgação / CMRJ

Sala da gripe montada no Hospital Souza Aguiar, mas que não está em funcionamento (Foto: Divulgação / CMRJ)

A Prefeitura do Rio preparou oito pólos de vigilância na rede municipal para suprir a demanda por pacientes com gripe na cidade. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, no entanto, a estrutura ainda não começou a funcionar por falta de médicos.

“Vai começar a funcionar assim que tivermos recursos humanos. Mas não temos essa previsão porque não conseguimos levantar o número de médicos pra começarmos. O pagamento será feito através de gratificação”, explicou a subsecretária de Saúde Anamaria Schneider, em entrevista ao RJTV.
Segundo ela, para aumentar a rede de informação da população, a prefeitura vai criar cinco novos postos de orientação, que vão dar instruções, nos moldes que já acontecem no ônibus itinerante do município.

Souza Aguiar tem 22 mil máscaras encaixotadas

Em inspeção no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, nesta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores encontrou uma sala preparada para abrigar um desses postos de vigilância vazia. Lá, álcool, cadeiras, macas e, segundo a comissão, cerca de 22 mil máscaras encaixotadas.

“Encontramos uma sala isolada que a direção arrumou e preparou já com leitos e aparelhos, com desfibrilador encaixotado, que não pode ser operado por falta de recursos humanos”, reclamou o presidente da comissão, vereador Carlos Eduardo, que afirma que a sala estaria pronta há dez dias.
“Enquanto isso, os médicos não estão usando máscaras, a emergência está lotada e os pacientes gripados passam até cinco horas junto com os outros pacientes. Deveria haver atendimento e uma classificação de risco, uma triagem mesmo”, completou ele.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: