quinta-feira, 2 de julho de 2009

Luz vermelha no Senado: Lula tenta evitar renúncia de José Sarney

Gerson Camarotti - O Globo

BRASÍLIA - Ao constatar a fragilidade política do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e a possibilidade concreta de ele renunciar ao cargo, o Palácio do Planalto reforçou a mobilização governista para dar sustentação ao aliado, apesar do constrangimento explícito da bancada do PT. Num movimento confuso, os senadores petistas chegaram a pedir o afastamento de Sarney do cargo por 30 dias, mas decidiram não oficializar a proposta depois de forte pressão da direção do partido e do presidente Lula. À noite, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), recebeu telefonema de Lula.

Lula reforçou que era preciso defender Sarney e que a possível saída do parlamentar causaria grande estrago político ao governo. E confirmou para hoje reuniões com Sarney e a bancada do PT.

À noite, já havia um recuo da bancada petista, e os que pediam afastamento eram minoria. Num encontro na casa de Sarney, no fim da tarde, estiveram dez dos 12 senadores petistas, com a ausência de Tião Viana (AC) e Flávio Arns (PR). Na conversa, Eduardo Suplicy (SP) e Marina Silva (AC) voltaram a pedir o afastamento temporário. Sarney respondeu que essa não era a solução. Afirmou que tem compromisso com o governo Lula e que essa era crise política. E deu a última cartada.

- Se sou um obstáculo, eu renuncio. Mas, antes, vou conversar com o presidente Lula - disse Sarney.

Zéfiro: rei dos quadrinhos pornográficos

Inspiração para os traços da história em quadrinhos abaixo, o artista Carlos Zéfiro, pseudônimo do funcionário público Alcides Caminha, é considerado um dos responsáveis pela iniciação sexual de jovens entre as décadas de 50 e 70, com seus desenhos eróticos. Foi no artista que o jornalista João Arruda e o designer Ary Moraes se espelharam para contar, de forma bem-humorada, a crise no Senado. Zéfiro é autor dos "catecismos" - revistinhas que chegaram a ser vendidas dentro de livros religiosos.

Extra Online

Nenhum comentário: