sexta-feira, 24 de julho de 2009

Secretário diz que pode chamar médicos aposentados por causa da nova gripe

Sérgio Côrtes afirmou que sua esposa e seu filho contraíram a doença.
Segundo secretário, adiamento de volta às aulas não acontecerá.

Do G1, no Rio, com informações da CBN

 

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou em entrevista a rádio CBN na manhã desta sexta-feira (24), que poderá convocar médicos aposentados para atender pacientes com a nova gripe, caso seja necessário.

“Durante a epidemia de dengue, chamei médicos de outros estados. Mas dessa vez todas as regiões estão envolvidas com a gripe suína. Se houver necessidade buscaremos ajuda de médicos aposentados, militares da reserva, policiais militares e bombeiros aposentados”, disse ele.

Segundo Côrtes, a secretaria criou uma comissão exclusiva para fazer avaliação e instaurar sindicâncias em casos de mortes e mal procedimento médico.
O secretário afirmou que a capacitação de médicos e enfermeiros é feita recorrentemente. Segundo Côrtes, a preocupação da secretaria não é apenas com a rede pública de saúde, mas também com a rede privada.
“Esse fim de semana 500 técnicos de enfermagem serão treinados para trabalharem nos centros de acolhimento. A capacitação de profissionais deve ser continua, e estamos atentos para a rede pública e para a rede privada”, disse.

Família do secretário contraiu a nova gripe

Durante a entrevista, Côrtes afirmou que sua esposa e seu filho contraíram a nova gripe durante uma viagem.
“Quando chegamos de viagem eu e minha mulher estávamos com sintomas de gripe. O meu exame deu gripe normal, e o dela suína. Três semanas depois meu filho apareceu com sintomas de gripe e também foi diagnosticado com gripe suína. Nos dois casos não procuramos unidade de saúde e ficamos observando o agravamento da doença”, contou.
Ainda segundo o secretário, é importante seguir os modelos de outros países que combatem a doença, como Inglaterra e Espanha.
“Temos que ver o que deu certo na Inglaterra, Espanha, Chile e copiar o que eles fizeram. E tentar não repetir o que deu errado”, afirmou.

Volta às aulas

O secretário afirmou que não está definido nenhum adiamento de volta às aulas. A providência é orientar para que os alunos com sintomas de gripe não compareçam a escola.
“Não existe necessidade de adiar a volta às aulas. Não vamos fazer triagem de estudantes, e sim orientar que alunos com sintomas de gripe não precisam comparecer a escola. Não vamos criar pânico desnecessário”, disse.

Casos no Rio e no país

O Ministério da Saúde corrigiu nesta sexta-feira (24) o número de mortos no Brasil pela influenza A para 29. Na quinta-feira (23), o governo havia divulgado que o número de vítimas seria 34.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: