sexta-feira, 24 de julho de 2009

Morro da Providência deve ser a próxima favela a ser ocupada pela PM

O rio pode dar certo

Dona Marta, Chapéu Mangueira, Babilônia, Batan, Cidade de Deus. A lista de favelas ocupadas em caráter permanente pela polícia deve crescer em breve: a próxima comunidade a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) deve ser o Morro da Providência, na Gamboa. Para a Secretaria de Segurança, a favela, uma das mais antigas do Rio, preenche os quesitos definidos pelos setores de inteligência, como ter poucos acessos e já possuir um Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae). Mas a ocupação só deve acontecer em novembro, quando a PM receber uma nova fornada de cabos e soldados.

No Morro do Zinco, traficantes armados vigiam as entradas da comunidade. Foto: Pablo Jacob / Extra

É uma aposta a metodologia de policiais recém-formados e com capacitação de polícia comunitária. Obviamente, alguns policiais antigos estarão com eles, para passarem sua experiência — explica Roberto Sá, subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Segurança.
Oficialmente, a Secretaria de Segurança só confirma que pretende, até o fim do ano, instalar mais dez unidades pela cidade. Na lista, estariam ainda os morros do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, na Zona Sul.

No Chapéu Mangueira, o PM joga bola com uma pequena moradora da favela. Foto: Pablo Jacob / Extra

Para escolher as comunidades que vão receber o policiamento, a secretaria fez uma lista com cem possibilidades. Esse número foi ficando menor, até chegar às atuais dez favelas. A possibilidade de ocupar o Complexo do Alemão e a Rocinha, porém, já está descartada pela secretaria, ao menos por enquanto.

Caso de Polícia - Extra Online

Nenhum comentário: