domingo, 19 de julho de 2009

Os problemas do PAC em Queimados, Paracambi e Nilópolis

EMPACOU

Obras do PAC paradas em Queimados: manilhas abandonadas na Rua Aveiro, no bairro Jardim Alzira. - Foto Cléber Junior

Depois de percorrer os cinco municípios da Baixada Fluminense onde foi anunciada a maior quantidade de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o EXTRA visitou cidades da região onde também estão previstas intervenções do governo federal — Queimados, Japeri, Magé, Paracambi, Guapimirim e Nilópolis. E o quadro encontrado não foi nada animador: apenas em Nilópolis, o investimento de cerca de R$ 40 milhões não está apenas no papel. Nas demais cidades, ou as obras caminham a passos bastante lentos ou sequer saíram do papel.

Assista ao vídeo com moradores de Guapimirim e Magé reclamando das obras

Queimados: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

Paracambi: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

Nilópolis: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

Japeri: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

Magé: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

Guapimirim: veja a lista completa da situação de cada obra e as respostas das autoridades

As histórias dos moradores frustrados com a situação começam a ser contadas hoje. São relatos semelhantes aos publicados no EXTRA em maio, quando foi feito raios X das obras do PAC em Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti. Muita gente se sente enganada por não ver as obras sendo realizadas e quer saber o que foi feito do dinheiro previsto para o trabalho.
Denúncias provocam reações

Na época em que os problemas dos primeiros municípios foram denunciados, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, esteve na redação do jornal e disponibilizou o número de seu celular e seu endereço de e-mail para quem tivesse reclamações e sugestões: (61) 9121-5527 e marcio.fortes@cidades.gov.br. Até hoje, ele continua recebendo ligações e mensagens de moradores da Baixada.

Obras do PAC paradas em Paracambi. Placa que fica no Centro da cidade anuncia as obras, que estão paradas. - Foto Cléber Junior

Duas prefeituras também colocaram números de telefone à disposição da população: Caxias (2773-6204) e Meriti (9549-7789). Já o prefeito Alcides Rolim, de Belford Roxo, cobrou mais atenção de Lula. Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, prometeu ser o primeiro administrador a terminar obras do PAC. E Artur Messias, prefeito de Mesquita, garantiu a conclusão do trabalho.

Casos de Cidade - Extra Online

Um comentário:

Unknown disse...

fico muito lindo a rua que eu morava agora e afaudo muito obrigado