domingo, 26 de julho de 2009

Obama recua e chama ‘brigões’ para uma cerveja na Casa Branca

Inicialmente, presidente chamou ação policial de ‘estúpida’.
Na quinta-feira (16), um professor de Harvard foi preso dentro de casa.

Do G1, com informações da Associated Press

Barack Obama recuou no seu comentário sobre a polícia da cidade de Cambridge (estado de Massachusetts) no episódio sobre a prisão de um professor de Harvard, que é amigo do presidente americano.

E disse ainda que chamou os dois protagonistas da história para tomar uma cerveja na Casa Branca.

Na noite de quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos afirmou que a polícia havia “agido estupidamente” ao prender o mestre Henry Louis Gates Jr na semana passada.

Foto: Steven Senne e Frank Franklin II/AP

O sargento James Crowley (esq.) conversa com a imprensa em frente a sua casa. Henry Louis Gates Jr. participa de programa de TV. As duas fotos foram feitas na quarta-feira (22) (Foto: Steven Senne e Frank Franklin II/AP)

No fato, ocorrido na quinta-feira (16) Gates foi detido dentro da própria casa acusado de bagunça e arrombamento após uma ligação de uma vizinha. O professor disse que tentava abrir a porta de sua residência que estava emperrada e que a polícia agiu de forma racista. O policial responsável pela ação, o sargento James Crowley, afirmou que não fez nada errado e que foi o professor quem usou palavrões no momento da ação policial. “Acho que ele (Barack Obama) precisava primeiro saber todos os fatos antes de fazer qualquer comentário”, disse Crowley.

Nessa sexta-feira (24), após receber críticas do sargento James Crowley, responsável pela detenção, Obama, que é amigo do professor, disse que deveria ter escolhido melhor suas palavras.

Obama contou que telefonou para o sargento James Crowley, da cidade de Cambridge (), e que o convidou para uma cerveja juntamente com Gates.

“Eu poderia ter calibrado as palavras”, disse o presidente dos EUA.

Foto: B. Carter/AP

O professor Henry Louis Gates Jr. é detido em sua casa, na quinta-feira (16). A foto foi feita por um vizinho do mestre (Foto: B. Carter/AP)

G1 > Mundo

Nenhum comentário: