segunda-feira, 27 de julho de 2009

Niterói tem cinco mortes de suspeitos de nova gripe no fim de semana

Entre as vítimas estão duas crianças e uma grávida de 22 anos.
Secretaria aguarda o resultado de exames para confirmar doença.

Do G1, no Rio

A prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, aguarda o resultado de exames para confirmar se cinco pessoas que morreram neste fim de semana estavam com a nova gripe. Entre os casos estão duas crianças e uma grávida, de 22 anos, que morreu na manhã desta segunda-feira (27), no Hospital Universitário Antônio Pedro.

“As famílias estão sendo monitoradas e estamos entrando em contato com as pessoas que possam ter tido contato com eles também”, explica o secretário de Saúde do município, Alkamir Issa. Segundo ele, as análises já foram enviadas à Fiocruz para que se confirme a causa da morte dos pacientes.

Quatro tinham fatores de risco

Ainda de acordo com o secretário, das cinco pessoas com suspeitas da gripe A, apenas uma não vinha recebendo acompanhamento médico. “Era uma comerciante de 44 anos, que havia sido medida com sintomas de uma gripe leve e teve um agravamento abrupto”, conta ele.
Entre os outros quatro, ele afirma, havia uma criança de 3 anos; uma outra criança, que não teve a idade confirmada, mas que sofria de um tipo de anemia; um homem obeso, de 49; e uma grávida de 22 anos, que faleceu nesta manhã.

Férias podem ser prorrogadas

Na próxima quarta-feira (29), Alkamir vai se reunir com o Sindicato das Escolas Privadas da cidade e com membros da Secretaria de Educação para definir se a volta às aulas, inicialmente marcada para o próximo dia 3, será ou não adiada.
“Se existir a chance de recuperação desses dias perdidos, é uma precaução que não custa tomar”, avisou o secretário.

Foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde

Entenda como vão funcionar os centros de atendimento (Foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde)

Rio tem 33 grávidas com suspeita da doença

O Estado do Rio tem, segundo a Secretaria de Saúde, 33 grávidas internadas com suspeita de nova gripe.

Nesta segunda-feira (27), começou a funcionar um 0800 e um site para fazer uma triagem com pacientes suspeitos de estar com a nova gripe. 

A ideia, segundo as autoridades, é evitar que pessoas que tenham apenas resfriados se contaminem ao procurar emergências e unidades públicas de atendimento.

Como acessar

O número do telefone gratuito é 0800 28 10 100. Integrado com a rede do Samu, o atendimento será feito com um reforço de 120 profissionais, todos os dias, das 6h às 23h30.

Para acessar o site, o enderço é www.riocontragripea.rj.gov.br. Lá, é possível avaliar seus sintomas e descobrir como proceder, além de ter informações sobre a doença. Profissionais de saúde também poderão usar o site para participar de chats e tirar dúvidas sobre diagnósticos

Tanto via telefone, como através da internet, os pacientes vão responder a perguntas sobre os sintomas que possam estar apresentando da doença e serão aconselhados ao repouso ou a uma das unidades de atendimento, dependendo de sua gravidade.

Casos no Rio e no país

Ao todo, já são cinco o número de óbitos pelo vírus Influenza A confirmados no Rio. O primeiro caso foi o de uma mulher de 37 anos, que faleceu dia 13 de julho. 
Oficialmente, até agora são 29 óbitos no país, de acordo com os dados do ministério da manhã de sexta-feira (24). Na sexta à tarde (24), o estado de São Paulo informou mais quatro casos e o Rio Grande do Sul, mais cinco. Com isso, o total de mortos chegaria a 38.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: