sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ministério da Saúde muda estratégia e só fará exames em casos graves

POR ANDERSON COSTOLLI, RIO DE JANEIRO

Rio - O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta sexta-feira, novas medidas contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da chamada gripe suína. A partir desta sexta, os médicos vão diagnosticar como gripe suína todas as pessoas que chegarem ao consultório com os sintomas do vírus. Só serão encaminhados para hospitais de referência, para exames de sangue e tratamento, pessoas que estiverem em estado considerado grave. Os demais serão diagnosticado na própria clínica e encaminhado para isolamento domiciliar. Até o momento, o Brasil tem 756 casos no Brasil 1 óbito. "Queremos garantir atendimento ágil para pacientes com quadros graves e é por isso que temos que evitar superlotação nos hospitais de referência".

Foto: Divulgação

Na foto, o ministro da saúde durante a coletiva em Brasília

Uma das preocupações do Ministério é o fato de três países já terem detectado pessoas com resistência ao medicamento usado contra o vírus, o Tamiflu. Para evitar a resistência do vírus ao medicamento no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão pediu mais uma vez que a população não se auto medique. Até o momento, 30% dos casos de infecção aconteceu dentro do país, ou seja uma trasmissão autóctone. Esse número cresceu 24% em três semanas quando foram detectado 6% de transmissão autóctone.

"A gripe comum tem o início súbito e com febre. Um resfriado, não apresenta febre, nem os outros sintomas, como dores musculares e etc. Sendo assim, não é necessário correr e ir ao médico. Mas se há febre acompanhada de outros sintomas a recomendação é procurar a rede de saúde", disse Temporão.

Temporão expôs também os dados mundiais da gripe. Segundo ele, a letalidade da gripe comum, em todo o mundo, é de 0,4. No caso da gripe suína, a letalidade é justamente a mesma: 0,4. "Praticamente todas as pessoas que vão a óbito tem uma complicação prévia.  Na nova gripe o quadro é semelhante. Todos os casos monitorados aqui no Brasil têm sintomas leves, evoluindo para a cura", disse. "Começa-se a perceber que o vírus se torna menos agressivo e a letalidade começa a cair, essa é uma nova realidade epidemilógica", constatou.

De ontem para hoje (03/07), mais 19 casos foram registrados no Brasil. E a tendência é que esse número suba cada dia mais. Isso porque o Hemisfério Sul está no inverno, que se estende até setembro, onde as pessoas tendem a ficar mais em casa. Mas, segundo o ministro, não há motivo para desespero. Por que o número de gripe sazional, ou seja, gripe comum, também vai subir com o inverno.  Ao todo, mais de  18 milhões de pessoas foram vacidadas nesta última campanha da gripe sazional. A Fiocruz tem hoje 900 amostras sendo processadas. De todos os testes que a Fiocruz já fez, 50% nem gripe eram. E 30% eram gripe suína.

Viagens canceladas

A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que têm viagem marcada para países que têm casos de gripe suína confirmado alterem a programação e deixem de viajar, se possível. A primeira orientação de Temporão era que as pessoas deixassem de viajar apenas para a Argentina e o Chile, mas a determinação mudou em menos de uma semana. Ao todo, 89.966 casos foram registardos no mundo, acompanhados de 382 óbitos em 116 países.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: