domingo, 26 de julho de 2009

Médicos mostram como diferenciar tipos de gripe

Quem se sentir mal não pode deixar de consultar especialista, mas alguns sinais fazem aumentar alerta em relação à nova doença. Febre alta é o principal motivo de preocupação

Rio - Inverno é a época em que gripes e resfriados são mais frequentes, e as emergências dos hospitais, mais lotadas. Com o surgimento da epidemia de gripe suína, muitas pessoas temem que uma simples tosse seja o primeiros sintoma da doença. Para evitar o pânico, médicos listam alguns indícios que podem ajudar a identificar o tipo de gripe.

Ao contrário da Influenza Sazonal, em que a febre não costuma chegar aos 39 graus, na gripe suína o sintoma se inicia subitamente já com essa temperatura. Outro sinal que diferencia uma influenza da outra é o ardor nos olhos. O sintoma se apresenta de forma leve na gripe comum e é bastante intenso na nova influenza. Pacientes devem ficar atentos também à falta de ar, pois é um indício de que a doença está se agravando, e à falta de apetite.

Segundo o infectologista do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ, Edimilson Migowski, pacientes com gripe suína têm apresentado maior risco de desenvolver pneumonia. Migowski lembra também que problemas gastrointestinais (vômito, náusea e diarreia) aparecem com frequência maior na Influenza A, a gripe suína.

“A única forma de ter certeza do diagnóstico de gripe suína é através do exame. E é importante que as pessoas não confundam gripe com resfriado. O resfriado pode ser tratado em casa e, geralmente, não causa febre”, explica.

Há também sintomas comuns às duas formas de influenza, como dor de cabeça, muscular e na garganta, além de tosse. “Clinicamente, não há como diferenciar as duas gripes. Ambas apresentam tosse, seca ou com expectoração amarelada, febre, dor no corpo, dor de cabeça e astenia (moleza). A ocorrência de diarreia, vômitos e dor de garganta também está descrita, mas, como são sintomas inespecíficos e também de ocorrência em outras viroses, fica muito difícil de serem associados somente ao vírus H1N1”, orienta Cláudia Espanha, infectologista do Hospital Badim e da Associação de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar.

MAIS TRÊS SUSPEITOS NO RIO

Três pacientes atendidos ontem no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, estão com suspeita de gripe suína. Eles estão isolados numa sala.

Na Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, parentes de mulheres internadas se revoltaram com a informação de que sete pacientes com suspeita da doença estariam no local. A direção da maternidade não se pronunciou.

SERVIÇO

DISQUE-GRIPE

A partir de amanhã, pessoas com sintomas devem ligar para o 0800-28-10-100. Dependendo do caso, o paciente será orientado a procurar polo de atendimento e poderá ser removido de ambulância. O objetivo é evitar que pessoas com resfriados procurem sem necessidade unidades de saúde e corram o risco de ser infectadas. O 0800 funcionará 7 dias por semana, das 6h às 23h30. O paciente que preferir pode ir direto às unidades de saúde.

SÃO JOÃO DE MERITI

A Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã atendimento em 15 tendas que funcionarão das 8h às 13h.

POLOS

Seis polos já estão em funcionamento 24 horas: Hospital Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Lourenço Jorge (Barra), Bombeiros do Méier(R. Aristides Caire, 56), ao lado da UPA de Santa Cruz (Av. Cesário de Melo 13.655) e ao lado da UPA de Campo Grande (Estrada do Mendanha, 848).

MAIS LOCAIS

Amanhã, os hospitais Cardoso Fontes (Jacarepaguá), Andaraí e Geral de Bonsucesso ganham polos.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: