quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mães choram perda de filhas únicas em acidente na Linha Vermelha

Quatro alunos do Colégio Pedro II (São Cristovão) morreram no choque.
Outros seis ficaram feridos; motorista também se feriu no acidente.

Carolina Lauriano Do G1, no Rio

 

Duas meninas - Rayanne, de 14 anos, e Esther, de 8 - que morreram no acidente envolvendo uma van escolar e um reboque na Linha Vermelha, no início da tarde desta quarta-feira (1º), eram filhas únicas.

A colisão matou quatro crianças e fez seis feridos - o motorista que fazia transporte escolar também está internado. Os parentes aguardam o reconhecimento dos corpos no Instituto Médico Legal (IML), no Centro do Rio de Janeiro.

As duas outras vítimas que morreram no acidente são Vinícius Lopes da Silva, de 11 anos, e André Teles, de 7. Os pais de Vinícius chegaram por volta das 21h no IML ainda sem saber que o menino tinha morrido.

Contratada pelos pais, a van fazia transporte de estudantes do Colégio Pedro II, unidade de São Cristóvão, na Zona Norte. As informações são do Corpo de Bombeiros e da direção do  colégio.

A jornalista Rosana da Silva Souza, de 46 anos, mãe da estudante Rayanne, de 14, que morreu no acidente, disse que botou a sua filha única na van por medidas de segurança. Muito abalada, a moradora do bairro Jardim América, no subúrbio, disse que conhecia as outras vítimas.
“Eu coloquei na van por segurança e perdi minha única filha. Eu já conhecia o motorista há bastante tempo e também conhecia as outras crianças. Estou chocada e incrédula com tudo isso”, contou.

Moradora de Irajá, a também jornalista Renata Fernandes, de 30 anos, perdeu a filha única Esther, de 8, no acidente. Ela disse que sentiu falta da menina e ligou para a escola. Segundo ela, nenhum parente ainda foi chamado na noite desta quarta para fazer o reconhecimento dos corpos.

A direção do Colégio Pedro II informou que foi decretado luto de três dias. Ainda segundo a direção da unidade, foram os próprios pais dos alunos que contrataram o serviço de transporte escolar.

Polícia investiga acidente

A delegada Leila Goulart, da 37ª DP (Ilha do Governador), que investiga o acidente, informou que está apurando se o veículo fazia o transporte irregular de estudantes.

Leila Goular informou ainda que o motorista vai ser indiciado por homicídio culposo e lesão corporal. Ele também pode ser indiciado por exercício ilegal da profissão.

Segundo a delegada, não foram encontradas marcas de freio na pista. Ela contou que o acidente aconteceu depois que uma outra van quebrou na pista e o reboque foi acionado. Quando o reboque encostou no veículo enguiçado, a van escolar bateu na traseira do caminhão e capotou pela pista.

Feridos em três hospitais

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, três crianças foram levadas para o Hospital de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Uma delas está em estado gravíssimo e foi internada no CTI da unidade. As outras duas estão em observação, segundo a secretaria.

Outras duas crianças e o motorista do veículo foram encaminhados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio. A secretaria informou que o motorista e as outras vítimas passam por exames.

A outra vítima - um menino, ainda não identificado - foi levada de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o estado da criança é grave.

Engarrafamento

Motoristas enfrentaram cinco quilômetros de engarrafamentos na Linha Vermelha por causa do acidente. Os reflexos chegam na altura do Caju, na Zona Portuária do Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: