sábado, 25 de julho de 2009

Gripe suína já desbanca a gripe comum no país

Extra

Na UPA da Penha, as pessoas fizeram fila em busca de atendimento - Foto: Cléber Júnior / Extra

RIO - O Ministério da Saúde adverte: a maioria dos casos de gripe constatados pelos laboratórios de referência do governo, desde abril, já é causado pelo vírus da influenza A. Dos 2.570 de exames com diagnóstico positivo registrados, 1.542 (60%) foram de gripe suína. Os outros 40% são casos de gripe comum. Ou seja, a "nova gripe" desbancou a gripe comum.

No Paraguai, o presidente Lula propôs reunião de ministros de Saúde, no início de agosto, para traçar estratégia conjunta de combate à gripe suína. Ao fazer isso, ele deu a entender que ela poderia incluir, se necessário, a quebra de patente de laboratórios que venham a produzir vacina contra a doença, caso eles não autorizem formalmente a produção no Brasil e no México.

Um dia depois de o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dizer que não existe estrutura de atenção básica de qualidade no Rio, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, admitiu que o atendimento nos postos de saúde e das equipes do Saúde em Família são falhos. Côrtes disse que poderá convocar médicos aposentados para atender pacientes com a nova gripe:

Se houver necessidade, buscaremos ajuda de médicos aposentados, militares da reserva, policiais militares e bombeiros aposentados.

Avisado pelo jornal

Viúvo de Fabíola Alves, uma das cinco vítimas da gripe suína no estado do Rio, o mecânico de ventilador Paulo Sérgio Rodrigues, de 38 anos, soube pelo jornal o resultado do exame feito em sua mulher. Primeiro, não quis acreditar. Depois, com os olhos cheios d'água, pensou nas crianças: Isac, de 8 anos, filho do primeiro casamento de Fabíola; e Ema Vitória, de 2, e Braiam, de 1, filhos do casal. Os três estão na casa de uma tia.

Será que meus filhos têm a gripe? E agora? Eu, o que faço? Oito dias antes de Fabíola morrer, foi até a UPA da Penha. O médico mandou ela tomar xarope e dipirona. Depois, deu alta.

Segundo Paulo, nos dias seguintes, Fabíola foi perdendo peso. A tosse aumentou, até que, no domingo, dia 19, passou mal e caiu no banheiro de casa.

Em nota, o coordenador geral das UPAs, coronel Ricardo Bruno, disse que Fabíola esteve na UPA da Penha no dia 11 de julho, com sintomas de resfriado comum - tosse, cefaléia e dor no corpo. Segundo a nota, ela não era do grupo de risco e foi liberada, com a orientação de retornar caso o quadro se agravasse.

'Eu estou atordoada'

Ao saber que uma moradora da Furquim Mendes, no Jardim América, havia morrido, devido à gripe suína, a dona de casa Regina Celi da Silva Coelho, de 44 anos, caiu em prantos. Numa comunidade onde não há infraestrutura e os moradores se dizem esquecidos pelas autoridades, a notícia caiu como uma bomba.

Estou atordoada. Meu neto está com febre e minha neta, com pneumonia. Como vai ser se eles pegarem esta gripe? Vão morrer? Porque quando tem epidemia de dengue, ninguém faz nada. Será que, agora, vão fazer alguma coisa? - perguntou Regina.

A presidente da Associação de Moradores de Furquim Mendes, Elenice de Jesus Ramos, admite que não sabe o que fazer. Para acalmar os ânimos, distribuía frascos de dipirona para quem a procurava.

Somente por volta das 13h30m, duas funcionárias do posto de saúde chegaram à Furquim Mendes. Elas coletaram amostras de moradores, mas não passaram instruções, alegando que quem tivesse sintomas deveria procurar o Nagib Jorge Farah.

Sem atendimento

No meio da desinformação e do pânico que tomaram conta da Furquim Mendes, quem tem um parente de cama já pensa logo no pior. É o que está acontecendo com a desempregada Jandira Maria de Barros, de 42 anos, e a catadora de lixo Lúcia Helena de Almeida, de 51. Jandira está com a filha Adriana, de 27 anos, doente. E Lúcia, com o neto Daniel, de 7 anos.

Ele acordou durante a madrugada, tossindo muito. Está com febre. Este menino já sofre tanto na vida: não tem os pais, vive doente por causa do esgoto que passa dentro de casa e, agora, pode estar com esta gripe maldita. Não sei o que fazer: no posto de saúde, não consegui atendimento - disse a catadora de lixo.

Já Jandira lamentava o fato de Adriana não ter dinheiro para pagar a passagem de ônibus e ir procurar atendimento:

Ela está de cama, com febre e vomitando. Será que vai ser mais uma a morrer em casa, sem atendimento?

A assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde informou que não comenta casos em andamento e que a coleta de material é praxe.

Gripe suína já desbanca a gripe comum no país

Nenhum comentário: