sábado, 4 de julho de 2009

Coronel Lopes faz seu show em favela

Quem é policial militar e passou nas bancas de jornal hoje e deu uma olhada nas manchetes, teve sua atenção voltada para a foto do Cel. Lopes com a chamada em letras garrafais: “Coronel dá exemplo para toda a PM”. Para quem não comprou o jornal e não está a par dos fatos essa manchete se deu devido a uma operação da PM em que o objetivo era dar uma resposta ao tráfico de drogas da comunidade do Gogó da Ema pela morte do Cabo Maia, onde o cabo Bruno teria agredido um adolescente de 14 anos e o Cel Lopes, após o fato, deu voz de prisão ao cabo (aos berros no meio da rua), fazendo com que o cabo entregasse suas armas a outro oficial, tudo sob os olhares dos favelados daquela região, inclusive os traficantes que, como bem sabemos, não usam uniformes e sem armas nas mãos podem misturam-se a população e sumir, como se fossem qualquer um. O “Show do Cel Lopes” não parou por aí, após ter passado por cima do estatuto da PMERJ e de tudo que o militarismo representa chamando a atenção de um cabo na frente de seus subordinados (soldados), ainda colocou toda a tropa em forma no meio da rua para lavar a roupa suja, na frente da população e de toda a mídia.
Claro que estamos em outra época, a época da polícia legal e temos que saber que somos comandados não por iguais, não som os policiais civis, somos comandados por oficiais. O cabo errou se realmente agrediu esse adolescente de 14 anos? Claro que sim. Não se pode tratar ninguém como foi retratado no filme “Tropa de Elite”, dando tapas na cara, sufocando com sacos plásticos, etc. Isso é coisa que deixamos com o cap. Pimentel ou Nascimento, em seu filme ou para o BOPE. Agora temos que pensar também se realmente o cabo agrediu o adolescente, porque é a palavra do adolescente contra a do policial e sabemos bem, na visão do Cel Lopes, quem sempre está certo. O próprio Cel Lopes, depois de seu “Show” em entrevista ao jornal Extra, ao ser perguntado por que o cabo agrediu o adolescente? respondeu que: “- Ele quis falar, mas eu não deixei...”.
Agora vejamos o que disse, na íntegra, o comandante do cabo, Cel. José Luiz Nepomuceno Marinho:
“-Tem que ter cautela. Não houve flagrante e qualquer um pode falar o que bem entender. Meu batalhão (39º BPM) está traumatizado. O Cabo Bruno socorreu o companheiro que levou um tiro na cabeça, os meninos (policiais) estão chocados”.
Agora me digam com sinceridade: que estrutura psicológica teria esse cabo para estar presente em operação de “caça” aos assassinos de seu companheiro apenas um dia após o enterro? Podemos julgar a atitude desse cabo? Qual o apoio e o suporte psicológicos foram dados ao policial pela PMERJ? Qual preocupação o Cel. Lopes teve com o nível de estresse da tropa que ele comandava ali dentro da comunidade?
Na minha visão o Cel Lopes, esse “showman” que conhecemos tão bem, só está querendo aparecer e com isso tentando esticar sua sobrevida na corporação, pois já tem 35 anos de serviço e sabe que se perder o comando “coloca o pijama” e, por isso, usa a tropa e qualquer falha, por menor que seja, como seu bote salva vidas, mesmo que isso custe a sanidade e o futuro dos homens.
Meus companheiros, temos que ter cuidado, não podemos esquecer de nossa condição tão frágil dentro dessa corporação, qualquer deslize, qualquer engano ou qualquer atitude tomada sem antes ser pensada e repensada pode nos custar o emprego, não podemos, nunca, nessa PMERJ de hoje tomar um oficial como exemplo e fazer o que ele fez, ele tem “imunidade”, então companheiros, vamos nos policiar a respeito de nossa conduta e, principalmente, fazer só o estritamente necessário, previsto em regulamento, lembrem-se que: “Quem não é visto não é lembrado”, “burro bom, carga nele” e principalmente, “quem não trabalha não erra e quem não erra não é punido”.

Praças da PMERJ:

12 comentários:

Anônimo disse...

Isto e exemplo de como se deve humilhar um policial,Gostaria de ver sua cara sr Lopes se o militar for inocente,e triste e deprimente a forma como este policial foi tratado,mais o sr Lopes já faz um curso de 35 anos de como humilhar seus subordinado.
isso e uma VERGONHA sr Lopes.
em algum momento o sr Lopes chegou perto deste policial para saber como ele estava após ter visto seu companheiro de farda MORRER em seus Braços no dia anterior?
O sr Lopes deveria e ter vergonha do acontecido.

uma verdadeira aula de humilhação.será que isso se deveu por ele ser NEGRO,podemos considerar isso um CRIME de RACISMO.

Anônimo disse...

estou estarrecido com o despreparo deste oficial.
parecia um desequilibrado.

Anônimo disse...

minha gente isso e abuso de autoridade,e mais uma consequência de um Estado que não tem um governante com pulso,isso e a total desmoralização dos policiais do 39 BPM,e da própria PM.como esta tropa ira sair a partir de agora para desempenhar seu trabalho.

Anônimo disse...

que homem sem preparo.

Anônimo disse...

será que nenhum outro blog vai abordar as imagens deste abuso. cadê a OAB.

Anônimo disse...

Cadê os direitos humanos desse policial!

Anônimo disse...

A PM acabou a mto tempo,mais essa vou a gota dágua.

Anônimo disse...

Arrume um bom advogado e entre com uma ação judicial, com certeza é causa ganha.

Anônimo disse...

Gostaria de dar os meus parabens a vc do blog Noticias em Destaque,pela foma como abordou o tema,visitei um outro blog(Militar Legal)e so porque não coloquei elogio ao cel Lopes o meu Comenterio naõ foi aceito,99% dos comentarios são de puxa saco do cel,
PARABÉNS NOTICIAS EM DESTAQUE.

Anônimo disse...

É isso aí minha gente, esse "Coronel" gosta de mídia, queria chamar a atenção...se fosse um Oficial sério chamaria esse praça em particular e apuraria o caso, e não fazer o SHOW que fez só porque tinha uma câmera perto...é lamentável...e o Sr. Marcelo Freixo, está em apoio a atitude desse Fanfarrão, apoiando a ação do Oficial. Sinceramente, pessoas assim me desmotiva mais a acreditar na PM como instituição. eu tenho pena desse Oficial, que certamente está fazendo esse teatro para se passar como bom moço(Quem é sabe)e conseguir um cargo político no futuro.

Unknown disse...

Parabens Coronel pela atitude,estamos precisando de Homens com essa desposição na pm, sou Policial militar e os moradores não são vagabundos,Agora vagabundo sim ,esse tem que ir para o saco. FACA NA CAVEIRA !!!!

MISS LUTADOR LUCIANO disse...

pesa nestas plavras do cor CÉSAR LOPES
Paulo César Lopes
Coronel diz que o problema da PM são os oficiais


O coronel Paulo César Lopes, comandante do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), que na manhã de ontem anunciou a aposentadoria, disse em entrevista à Rádio BandNews que o problema da Polícia Militar são os oficiais. Paulo Cesár disse ainda que o salários dos praças é de fome e que se tivesse assumido o comando da PM na tarde desta quarta-feira, no lugar do escolhido do coronel Mário Sérgio Alves de Britto, a primeira ação seria pedir ao governador Sérgio Cabral um aumento para a tropa.
Porque existem tantos desvios de conduta na Polícia Militar? Gostaria de destacar que o salário é uma variável relevante. O policial militar do Rio de Janeiro é o mais mal pago da federação, o que é lamentável. Mas se a gente considerar a questão salarial como fomento para a corrupção, então deveríamos ter todos os pobres corruptos e ladrões. O que falta na Polícia Militar é culto a valores, o que falta é estancar um processo de cumplicidade e omissão dos oficiais com a corrupção. Os praças da Polícia Militar são muito bons, desde que bem conduzidos. O problema está na oficialidade,