quarta-feira, 8 de julho de 2009

Contas sem cobrança no papel

Febraban lança hoje no Rio o Débito Direto Autorizado. O novo sistema vai permitir que os clientes vejam eletronicamente os boletos do cartão de crédito, da mensalidade escolar e do plano de saúde, entre outros

POR ANDRÉA MACHADO, RIO DE JANEIRO

Rio - Consumidores poderão optar por receber ou não em casa os boletos bancários em papel. Hoje, representantes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) fazem apresentação, no Rio, do DDA (Débito Direto Autorizado) — novo sistema que permitirá ao cliente ver eletronicamente suas contas de cartão de crédito, plano de saúde e mensalidade escolar, entre outras.

“O objetivo é transformar os boletos de papel enviados pelos Correios em transação eletrônica. O DDA é a apresentação eletrônica do boleto”, explica Leonardo Ribeiro, coordenador do Grupo de Trabalho e Comunicação do DDA, da Febraban. Quando começar a valer, em 19 de outubro, o sistema será aplicado em despesas com cartão de crédito, plano de saúde, conta de servidor de Internet, taxa de condomínio, mensalidade escolar e financiamento de imóvel — tudo o que for ficha de compensação.

Em outubro, informa a Febraban, os clientes de cartões de crédito só conseguirão ver o valor total da fatura. A descrição das compras só poderá ser acessada seis meses após o lançamento do DDA, ou seja, a partir de abril do ano que vem. Já contas de água, luz, telefone e gás, por exemplo, só poderão ser consultadas eletronicamente em um segundo momento, que ainda não definido pela Federação dos Bancos.

Para ter acesso ao novo serviço, o cliente — pessoa física ou jurídica — deverá demonstrar interesse. Para isso, basta que procure seu banco e solicite o ‘Termo de Adesão ao Sistema Débito Direto Autorizado’. Em alguns sites, como os do Bradesco e do Banco do Brasil, o documento já está disponível. Os boletos poderão ser consultados, principalmente, via Internet ou nos terminais de autoatendimento.

Alguns bancos também poderão oferecer atendimento por telefone. Caberá ao cliente acessar os meios disponíveis para consulta e se informar dos boletos existentes. A decisão sobre a forma de pagamento será de cada consumidor.

O empresário André Fernando Magalhães, 44 anos, já optou pelo serviço. “O banco me avisou do novo sistema e que não vou precisar mais usar papel. Tenho uma empresa de Informática e agora vamos pagar tudo eletronicamente. Já evitamos a impressão e pagamos tudo pela Internet”, conta o empresário. A Febraban estima que sejam processados em torno de 2 bilhões de boletos de cobrança por ano no País.

SAIBA MAIS

ATENÇÃO AOS CUSTOS
Presidente da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci acha que ainda falta informação ao cliente. “Antes de aderir, o consumidor deve conhecer melhor o DDA e saber se não vai pagar nada por isso. É bom lembrar que as empresas foram proibidas pelo Banco Central de cobrar pela emissão dos boletos”, diz Dolci.
ADESÃO
O cliente poderá solicitar a seu banco (ou a mais de uma instituição) a adesão ao DDA. Caberá a esse banco enviar o cadastro para a base de dados do DDA, que vai disponibilizar as informações para consulta dos bancos participantes. O cadastro dos clientes será feito por CPF ou CNPJ.

MEIO AMBIENTE
Segundo a Febraban, o DDA também será bom para o meio ambiente, já que, para produzir os 2 bilhões de boletos em papel, são necessárias 374 mil árvores e 1 bilhão de litros de água.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: