terça-feira, 14 de julho de 2009

Base aliada define nomes para presidência e relatoria da CPI da Petrobras

Brasília - A base aliada do governo indicou na tarde desta terça-feira os nomes do presidente e do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O lídero do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) antecipou os nomes antes mesmo da abertura oficial da CPI, que aconteceu por volta das 15h. O presidente da Comissão erá o senador João Pedro, do PT do Amapá. A relatoria do caso ficará com o próprio Jucá.  "Fui surpreendido pela escolha, só fui comunicado hoje”, disse.

Foto: Divulgação

Na foto, o senador escolhido para presidir a Comissão

Com a base governista na relatoria do caso, a oposição fica excluída da direção dos trabalhos da Comissão. Os governistas ocupam oito das 11 cadeiras da CPI.

A informação foi dada por Jucá, que pretende apresentar o plano de trabalho para a CPI somente na primeira quinzena de agosto. Os nomes foram oficializados nesta tarde em plenário. “Vou fazer um plano de trabalho para apresentar na primeira quinzena de agosto”, disse Jucá.

Com a instalação da Comissão, começa a apresentação de requerimentos, que poderão ser feitos inclusive durante o período de recesso parlamentar. O líder do governo, no entanto, considera mais prudente que os integrantes da CPI aguardem a apresentação do seu plano de trabalho.
O Regimento Interno do Senado permite a apresentação dos requerimentos independentemente da proposta de trabalho do relator. Por isso, comentou Jucá, “é como diz o ditado: você apresenta o que quiser e leva o que puder”.
Pedido presidencial

O relator do grupo de investigação, senador Romero Jucá (PMDB-RR), informou ter conversado com o presidente sobre a apuração das eventuais irregularidades na maior empresa do País e disse que Lula está "preocupado" com a forma com a qual a Petrobras será tratada por oposicionistas.

Informei ao presidente que a CPI seria instalada (...) por uma decisão tomada pelo Senado. Ele disse para cuidar da Petrobras, ele está preocupado com a Petrobras, mas disse que fizéssemos a investigação e cumpríssemos o nosso papel", relatou Jucá.

Vamos investigar todos os fatos. Tudo será aprofundado e discutido", completou o parlamentar após agendar a primeira sessão de trabalho da CPI para o dia 6 de agosto, depois do recesso parlamentar.

A nova CPI deverá apurar supostas irregularidades na Petrobras e na Agência Nacional do Petróleo (ANP), incluindo eventuais fraudes em licitações para a construção de plataformas da estatal, superfaturamento nas obras da Refinaria Abreu e Lima ou desvio de royalties do petróleo.

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: