quinta-feira, 23 de julho de 2009

Amigos montam quartel-general para descobrir paradeiro de brasileiro sumido

Economista desapareceu no domingo (19) ao escalar montanha na África.
Namorada do jovem acredita que ele esteja ferido.

Do G1, no Rio, com informações do Bom Dia Rio

 

A casa da família de Gabriel Buchman virou o quartel-general de uma operação de solidariedade . Amigos se mobilizam para tentar descobrir o que houve com Gabriel, o economista carioca, morador do Leblon, Zona Sul do Rio, que desapareceu na sexta passada quando percorria uma trilha no monte Mulanje, no Maláui, na África.

O telefone não para na casa da mãe de Gabriel, mas ainda não há informações sobre o desaparecimento. Há sete dias a família não tem notícias do rapaz.
“O que a gente tem certíssimo até agora depois de muita luta, muito empenho e de muitos telefonemas, é que às 7h, hora do Maláui, 2 h da manhã aqui, estará chegando um helicóptero de resgate, que é importante que ele sobrevoe o monte. Já tem uma equipe de apoio de 60 homens percorrendo, mas o parque é muito grande”, explica a mãe do jovem, Maria de Fátima Buchman.
Gabriel de 28 anos estava viajando desde julho do ano passado. Ele percorreu 26 países da Ásia, África e o Oriente Médio como preparativo para um doutorado sobre políticas públicas de apoio a populações pobres.
Antes de subir o monte Mulanje, Gabriel entrou em contato com a mãe.
“Foi por e-mail. Falou: ‘mamãe, estou terminando a viagem, estou indo para o Maláui. Vou já providenciar minha passagem Joanesburgo/Amsterdan para estar no Brasil no dia 28’”, conta a mãe do jovem.
A namorada de Gabriel acredita que ele tenha se machucado no percurso.
“Eu já elaborei algumas hipóteses. Eu acho que, como Gabriel tem experiência em subir montanha, ele é bastante safo, ele é precavido, ele deve ter se machucado. Então, acho que ele está só perdido e machucado, por isso é fundamental que as equipes de busca deem força total para encontrá-lo”, diz a namorada, Cristina Reis.
Os instrumentos dessa busca doméstica são o telefone celular e a internet. Os amigos do jovem levantam dados junto à ONG que administra o parque do monte Mulanje. O governo da África do Sul emprestou o helicóptero para ajudar nas buscas a pedido do Itamaraty.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: