sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rio tem um caso suspeito de gripe suína, diz Ministério

O Ministro José Gomes Temporão disse que a nova gripe pode chegar ao Brasil, mas garantiu que não há motivo para pânico. No aeroporto, autoridades de saúde monitoram os passageiros que chegam em voos.

O Ministério da Saúde informou nesta sexta que existe um caso suspeito de gripe suína no Rio. O ministro José Gomes Temporão disse que a nova gripe pode chegar ao Brasil, mas garantiu que não há motivo para pânico.

No aeroporto, autoridades de saúde monitoram os passageiros que chegam em voos internacionais.
No início da tarde, os primeiros passageiros a chegar no aeroporto Tom Jobim vinham de Montevidéo e Buenos Aires. Algumas argentinas usavam máscaras.
Os tripulantes de um voo que chegou de Portugal também estavam prevenidos.
Quatorze técnicos das Secretarias estadual e municipal de saúde estão dando apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Tom Jobim. E duas salas da Infraero já estão reservadas para os atendimentos.
Pela manhã, os secretários, Sérgio Côrtes do estado, e Hans Dohman, do município, estiveram no aeroporto.
O Secretário Estadual de Saúde disse que quando o Brasil receber o teste para identificar o vírus, o diagnóstico poderá sair com mais rapidez.
“O prazo que foi dado pelo ministério é de dez dias. Mas quero deixar bem claro também que o exame da maneira que está sendo feito também dá toda tranquilidade e segurança para que nos possamos confirmar ou não o diagnostico”, disse o Secretário Hanz Dohman.
O Ministro da Saúde José Gomes Temporão falou, no Rio, sobre a possibilidade de o vírus da doença chegar ao Brasil.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que a pessoa com suspeita da doença está internada no hospital Evandro Chagas, na Fiocruz.

É bom lembrar que segundo os médicos e pesquisadores essa nova gripe não é transmitida pela ingestão de carne de porco cozida. Além disso, não foi identificado nenhum suíno infectado por esse novo vírus.

RJTV 2ª Edição

Nenhum comentário: