quinta-feira, 23 de julho de 2009

Secretaria admite erros e vai usar internet e telefone para conter gripe A

Atendentes vão ser treinados e trabalhar junto com Samu.
Pacientes receberão cartões de monitoramento da doença.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Depois da confirmação de mais quatro mortes em decorrência da nova gripe, entre eles duas crianças e uma mulher grávida, as secretarias estadual e municipal do Rio, anunciaram, nesta quinta-feira (23), um plano de contingência para tratar a doença.

Uma central de atendimento 0800, um site com questionário na internet, que começam a funcionar na próxima segunda-feira (27) e cartões de monitoramento, distribuídos a pacientes dos 17 Centros de Acolhimento são os principais trunfos no planejamento. O número do telefone e do site só serão divulgados a partir da próxima segunda-feira.

Plano visa esvaziar emergências

A ideia, segundo as autoridades, é evitar que pessoas que tenham apenas resfriados se contaminem ao procurar emergências e unidades públicas de atendimento. 
“Qualquer morte é gravíssima. Temos que tentar diminuir ao máximo a letalidade da doença. Por via das dúvidas, vamos considerar e acompanhar casos de gripe, seja ela comum ou suína”, disse o secretário estadual de Saúde Sérgio Cortes.
“Com isso, os pacientes com sinais de agravamento vão ter um fluxo de atendimento preferencial”, completou o secretário municipal de Saúde Hans Dohmann.

Atendimento

Tanto via telefone, como através da internet, os pacientes vão responder a perguntas sobre os sintomas que possam estar apresentando da doença e serão aconselhados ao repouso ou a uma das unidades de atendimento, dependendo de sua gravidade.
Além da população, os médicos e profissionais de saúde também poderão usar o site para participar de chats e tirarem dúvidas sobre diagnósticos. Para os Centro de Acolhimento, serão contratados 210 enfermeiros e 210 técnicos de enfermagem. As equipes serão chefiadas por enfermeiros seniores.

O atendimento via telefone vai contar com um reforço de 120 profissionais, que serão treinados até domingo (26) para servir a população e devem atender cerca de 5 mil telefonemas por dia, das 6h às 23hs

Polos inaugurados

Foram inaugurados na quarta-feira (22) dois polos de acolhimento de pessoas com suspeita da nova gripe. Eles funcionam no Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.

Eles funcionarão 24 horas por dia, sete dias por semana, e atuam de forma integrada à rede de saúde.
Cada polo terá a atuação de um epidemiologista, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais, totalizando oito profissionais por cada plantão, sendo um diurno e um noturno. O objetivo é aliviar o atendimento nas emergências dos grandes hospitais.

Postos para informar a população

A Secretaria municipal de Saúde anunciou a criação de mais cinco postos de esclarecimento que começaram a atuar nesta quarta-feira.

A iniciativa tem o objetivo de prestar esclarecimento e tirar dúvidas sobre as formas de contágio e quais os sintomas mais comuns da doença.
No total, dez postos de esclarecimento e dois Centros Móveis de Operação de Prevenção da Gripe A, funcionam das 9 às 17 horas.

Veja a programação dos postos de esclarecimento:

Dias 22, 23 e 24 de julho:

Centro Móvel de Operações: Jardim do Méier (Méier).
Postos de Esclarecimento: em frente ao Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarães (Rua Amaro Cavalcanti), Calçada do Engenhão (Rua Arquias Cordeiro), em frente ao Shopping do Méier (Rua Dias da Cruz), no estacionamento do Norte Shopping e no estacionamento do Nova América.

Dias 23 e 24 de julho:

Centro Móvel de Operações: Praça das Nações (Bonsucesso)
Postos de Esclarecimento: Complexo do Alemão (Estrada do Itararé), em frente a Vila Olimpica, Largo da Penha, s/n°, na Rua Leopoldina Rego, Olaria, em frente ao Supermercado Sendas, na Avenida Vicente de Carvalho, em frente ao Shopping Carioca, Avenida Darcy Bitencourt, em frente ao 16° Batalhão, em Olaria.

Casos no Rio e no país

Ao todo, já são cinco o número de óbitos pelo vírus Influenza A no estado. O primeiro caso foi o de uma mulher de 37 anos, que faleceu dia 13 de julho. 
O total de óbitos no país até as 20 horas desta quarta-feira (22) chegou a 29, com a confirmação dos quatro casos no Rio e de três novos casos em São Paulo.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: