quinta-feira, 23 de julho de 2009

MP investiga golpes contra Construcard em agências da Caixa no Rio

Esquema desviaria dinheiro do financiamento de material de construção.
Procurador diz que fraude chega a R$ 880 mil; gerente estaria envolvido.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Pelo menos cinco agências da Caixa Econômica Federal, a maioria na Zona Sul do Rio, estão na mira do Ministério Público Federal (MPF). Uma investigação, iniciada em 2008, revela um esquema fraudulento para utilização da linha de crédito Construcard, financiamento com juros reduzidos destinado exclusivamente à compra de material de construção.

O primeiro caso revelado pela investigação aponta o suposto envolvimento de um gerente de uma agência no Leme, na Zona Sul. O esquema de desvio de dinheiro já teria provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 880 mil a Caixa.
De acordo com o MPF, agenciadores reuniam pessoas que se passavam por clientes para fazer os cadastramentos e conseguiam a liberação de empréstimos, mesmo com renda insuficiente e sem atender a outras exigências para entrar no programa de financiamento.

Comprovantes falsos

“Eles tinham até contadores, que forneciam os comprovantes de renda falsos. Com a conivência do gerente, conseguiam a aprovação da linha de crédito”, explica o procurador Edson Abdon, responsável pela denúncia contra 38 pessoas supostamente envolvidas no esquema.
“Já levantamos que 13 agenciadores captavam supostos clientes que tomavam os empréstimos sem aporte financeiro. A intenção era incrementar a carteira para cada um receber sua porcentagem”, acrescentou. A ação civil pública está na 27ª Vara Federal.
Segundo o procurador, os envolvidos podem responder por lesão ao Erário, enriquecimento ilícito, improbidade administrativa, corrupção, formação de quadrilha e estelionato.

Em nota, a Caixa informou que já determinou a instalação de uma auditoria interna e que está colaborando com as investigações.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: